Parecem inofensivos, mas danificam! 5 erros que DESTROEM seu carro
Quebras são comuns, mas ter certos hábitos com o veículo acelera (e muito) seu processo de desgaste.
O desgaste é um processo natural pelo qual todo veículo passa, considerando que o produto é uma máquina composta por peças que têm uma vida útil limitada. No entanto, existem algumas práticas que podem acelerar essa degradação e antecipar a quebra de componentes.
É por isso que o proprietário que deseja aumentar a durabilidade do carro deve adotar alguns cuidados e evitar os hábitos que antecipam esse desgaste. Por outro lado, ainda existe muita gente fazendo coisas que detonam o automóvel com rapidez.
5 hábitos que detonam seu carro rapidamente
Passar no quebra-molas de lado, um dos piores erros cometidos pelos motoristas (Foto: Shutterstock)
Sejam adotadas por mera estética ou na tentativa de economizar, as práticas listadas abaixo são praticamente crimes que nenhum motorista deve cometer contra seu veículo, se não quiser pagar o preço no futuro. Conheça as piores coisas que o proprietário pode fazer com o carro:
1. Negligenciar a revisão prejudica o carro
A manutenção preventiva indicada pela marca serve justamente para evitar problemas graves e prejuízos maiores. Quem deixa de seguir o calendário de revisões do carro e trocar as peças e fluidos nos prazos estabelecidos quase sempre precisa lidar com defeitos maiores.
2. Rebaixar a carroceria
Carros rebaixados até ficarem próximos ao chão, com molas e até para-lamas cortados para suportar as rodas gigantes, são um perigo. Ao fazer isso, a absorção de impacto deixa de ser efetuada pela suspensão e recai sobre a carroceria, que se desgasta com muito mais rapidez.
3. Passar de lado no quebra-molas
Essa técnica controversa mais atrapalha do que ajuda, já que prejudica o alinhamento do carro e promove uma torção desnecessária da carroceria. É melhor passar pela lombada devagarinho do que de lado.
4. “Segurar” na embreagem no aclive
“Segurar” o veículo com o pedal da embreagem em uma subida destrói o sistema completo. Não só a peça se desgasta mais rápido, mas o câmbio também pode sofrer as consequências.
5. Acelerar com o carro frio
Não saia arrancando com o veículo antes das peças esquentarem ou se ajustarem corretamente se você quer evitar quebras.
Os modelos atuais deixaram de exigir que o condutor aqueça o motor antes, mas forçá-lo demais quando está frio ainda é um péssimo hábito.