Passageiros terão que pagar para reclinar o assento em voos desta empresa
Empresa cobrará taxa para reclinar assentos na econômica, visando tarifas mais baixas e mais conforto.
A WestJet anunciou uma novidade polêmica: passageiros que quiserem reclinar o assento na classe econômica terão de pagar uma taxa extra. A mudança acompanha a remodelação das cabines que vai atender voos para o Canadá, Estados Unidos e outros destinos internacionais.
Nos Boeing 737-8 MAX e 737-800, a reclinagem na econômica tradicional será totalmente removida. A ideia é adotar um layout ultrafino, que adiciona uma fileira extra e ajuda a reduzir o custo por assento, permitindo tarifas mais baixas.
A companhia aérea planeja equipar 43 aeronaves com o novo desenho. O primeiro avião entrará em operação ainda este mês, e o restante deverá estar pronto no início do próximo ano, segundo comunicado oficial da WestJet.
O que muda na cabine econômica
Na economia padrão, os encostos permanecem na posição vertical o tempo todo. Segundo a companhia, essa escolha aumenta a sensação de espaço pessoal e agradou metade dos viajantes em testes, já que ninguém reclina sobre o vizinho.
Contudo, quem fizer questão de reclinar pagará um adicional e escolherá áreas específicas da aeronave.
Segundo a WestJet, o modelo ultrafino adiciona uma fileira em relação ao layout anterior e reduz o custo por assento, apoiando viagens mais acessíveis. Samantha Taylor, vice-presidente e diretora de experiência da companhia, disse ao USA Today que a cabine atende a perfis distintos, do conforto ao preço.
A empresa reforça que continuará testando soluções e acompanhando a recepção do público.
Conectividade e interiores
Mesmo sem reclinar, a classe econômica recebe apoios de cabeça ajustáveis, almofadas e encostos aprimorados. Além disso, cada assento ganha tomadas individuais e suporte para celular ou tablet.
Em paralelo, banheiros e cozinhas de bordo passam por modernização. Por fim, a atualização do Wi-Fi oferece acesso gratuito aos membros do programa WestJet Rewards.
Segmentação de produtos
Os assentos que reclinam permanecem, mas agora se concentram nas cabines Premium e nas poltronas Extended Comfort. Ambas integram a classe econômica, que antes reunia um único tipo de assento e agora oferece mais opções.
As poltronas Premium incluem apoios de cabeça em quatro direções, encosto reclinável e almofadas ergonômicas. O desenho se inspira nos jatos 787-9 Dreamliner.
Impactos e próximos passos
Os 43 Boeing 737-8 MAX e 737-800 com o novo layout chegarão em fases: um estreia neste mês e os demais até o início do próximo ano. Nesse intervalo, a companhia operará no Canadá, Estados Unidos e outros destinos internacionais.
Portanto, os viajantes terão a missão de decidir entre pagar para reclinar e ganhar mais previsibilidade de espaço ou economizar e ter uma experiência menos confortável.
Se a recepção confirmar as expectativas, a WestJet tende a consolidar a configuração em sua frota. Caso contrário, ajustes podem surgir conforme o retorno dos clientes.