Pense 2x antes de dirigir com o carro sujo: multa é GRAVE
Descubra se o Código de Trânsito Brasileiro prevê alguma exigência relacionada à limpeza do veículo ou se isso cabe ao condutor.
Tem muita gente que dirige carros mais antigos que, de tão limpos e bem conservados que estão, parecem ter acabado de sair da concessionária. Outras pessoas deixam o veículo tão sujo que fica até difícil distinguir a cor e o modelo, além de ser péssimo para quem roda neles.
Será que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem alguma regra sobre o assunto? A sujeira leve não é motivo para a aplicação de multa e outras penalidades, mas existem situações em que ela pode se transformar até em uma infração gravíssima.
Carro sujo pode gerar infração
Foto: Shutterstock
A limpeza do automóvel é um dos passos essenciais para seu bom funcionamento, principalmente porque as partículas de sujeira podem entrar nos componentes e causar danos a eles. Além disso, certas substâncias mais abrasivas, como a urina de animais, danificam as peças e acabam resultando em um prejuízo para o proprietário.
Dependendo do estado de imundície em que o veículo se encontra, o dono pode ser autuado por cometer uma infração de natureza grave, punível com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o carro é retido para regularização.
É claro que não estamos falando de uma leve sujeira, afinal, a poluição das ruas e o barro fora de estrada são inevitáveis. Para considerar o automóvel em condições inapropriadas, a situação precisa estar mais feia do que isso.
Tem ainda uma questão mais grave. Imagine que você foi viajar por uma estrada de terra e o veículo ficou completamente sujo de barro, inclusive a placa. Se os agentes que fazem a abordagem perceberem que é impossível identificar os caracteres no momento da fiscalização, o problema pode ficar maior.
Em uma situação como esta, o condutor está cometendo a infração gravíssima de esconder ou alterar os caracteres da placa do veículo, que gera multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Então, é melhor cuidar da limpeza do seu carro.