Perda de potência preocupa donos de City e HR-V; Honda culpa combustível

Montadora aponta ‘combustível de baixa qualidade’ como possível culpado pela redução na potência dos carros.

Um problema grave na atual geração do Honda City, que estreou em 2021, tem sido motivo de reclamação por diversos proprietários do modelo. Segundo relatos, o carro perde potência de forma repentina devido a uma falha na bomba de alta pressão, impossibilitando o motorista de acelerar.

Junto com a perda de potência, muitas vezes surge no painel a mensagem: “Problema no sistema de emissão. A potência pode ser reduzida. Contate a concessionária”.

Em entrevista ao UOL Carros, uma jornalista que preferiu não se identificar relatou que o defeito ocorreu em meio a uma rodovia de São Paulo. “Meu carro não tem um ano de uso. Estava em uma rodovia quando ele engasgou, falhou e perdeu potência, eu não conseguia passar de 50 km/h. Em seguida, apareceu uma luz no painel e o aviso sobre problema no sistema de injeção”, contou.

Ao levar o veículo à concessionária da marca, os profissionais chamaram o problema de “falha crônica na bomba de alta pressão”.

“O atendente já sabia o que era, mas disse que precisariam reproduzir o erro na concessionária e solicitar autorização da Honda para a troca de peças na garantia. Se fosse pagar, teria saído por R$ 2,3 mil. Meu medo é acontecer novamente”, disse.

Ao contrário da jornalista, outros proprietários têm passado por mais dificuldades para resolver a questão, com dois entrevistados pela reportagem. Eles esperaram até 15 dias pela solução, já que embora o defeito tenha sido encontrado rapidamente, a loja não tinha a peça necessária.

“Fiquei dias sem carro, solicitei um veículo reserva, mas só foi liberado por quatro dias. Uma decepção, porque comprei um Honda pela ideia de que carro japonês não quebra”, reclama um dos clientes.

Além disso, embora o defeito seja mais comum no City, ele também ocorre em outros modelos da marca com motor 1.5 turbo ou aspirado, como o HR-V.

O que diz a Honda

A Honda declarou que acompanha os casos, mas apontou o “uso de combustível de baixa qualidade” como a possível causa do problema.

“Até o momento, dentre as prováveis causas do problema, está o uso de combustível de baixa qualidade. Os clientes que manifestam a incidência são atendidos de forma individualizada, com tratativas devidas de nossos processos de qualidade, através de nossa rede de concessionárias”, afirmou a montadora.

Segundo a marca, ela “segue focada em oferecer produtos que melhor atendam ao consumidor brasileiro, com alta eficiência e repletos de tecnologias de conectividade e segurança. Em linha com esse compromisso, a marca reforça a concentração de todos os esforços na manutenção de seus elevados índices de satisfação do cliente e permanece com seus canais de atendimento à disposição.”

*Com informações do UOL Carros.

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