Pesadelo dos claustrofóbicos! Volvo cria carro sem o vidro traseiro
Marca de luxo da montadora sueca desenvolve modelo sem o tradicional vidro traseiro e chama atenção do mercado.
Já imaginou dirigir um carro sem o vidro traseiro? Se depender da Polestar, marca de veículos elétricos controlada pela gigante Volvo, os carros do futuro poderão dispensar a área envidraçada traseira.
A fabricante anunciou que seus próximos modelos poderão chegar ao mercado sem o vidro de trás, que dará lugar a câmeras. Os primeiros a estrear a novidade serão o Polestar 4 e o Polestar 5, cujo lançamento está previsto para 2025.
Maximilian Missoni, designer-chefe da marca, afirmou em entrevista que a mudança parte do desejo de desenvolver um perfil mais aerodinâmico e esportivo para preservar o conforto dos ocupantes.
Câmeras de alta definição no lugar dos vidros
Os carros da Polestar serão equipados com câmeras de alta definição com visão completa da área traseira, o que deve compensar a falta do tradicional vidro.
Já disponível em outros veículos, o sistema de espelho retrovisor digital funciona em conjunto com uma câmera na traseira do veículo, que proporciona uma visão mais ampla e sem obstruções do trânsito. A ideia da marca é ir mais longe e eliminar totalmente o vidro de trás.
Polestar 5 (Foto: Divulgação)
Atualmente, o Renault Megane E-Tech já emprega a engenharia de câmera no retrovisor porque a área envidraçada traseira do carro oferece pouca visibilidade. Tesla Model 3 e o Porsche Taycan também utilizam soluções semelhantes, mas mantêm o vidro.
A Polestar afirma que a tecnologia atual justifica a eliminação do componente. Ela cita que outros tipos de assistências, como alerta de tráfego traseiro, assistentes de estacionamento e câmeras de ré, são comuns e ajudam a garantir a segurança dos veículos.
Apesar dos argumentos, o fim dos vidros traseiros nos carros da marca deverá ser algo polêmico, sobretudo para os motoristas acostumados a utilizar a área envidraçada de forma direta. Para esse público, depender excessivamente de tecnologia pode parecer algo arriscado e até desnecessário.