Pintura do carro com redemoinhos? Veja como acabar com esse problema
Arranhões podem estragar a pintura do carro e deixá-lo com aspecto envelhecido. Veja como evitar isso.
Basta dar uma boa análise em diversos carros pelas ruas para notar que muitos deles possuem os chamados “redemoinhos”. Na prática, são pequenos arranhões na pintura da carroceria em formato de círculo. Essas imperfeições podem ser resultado de diferentes fatores, mas o principal provém de métodos incorretos de lavagem ou polimento.
Mas eles não são os únicos. Os redemoinhos nos carros podem ser provocados por sujeira abrasiva, contato com outras superfícies e o mais surpreendente: pela exposição prolongada ao sol. Por isso, é bom entender a causa do problema para evitá-lo ou resolvê-lo.
Apesar de não serem tão profundos, esses riscos podem afetar significativamente a aparência da pintura, retirando seu brilho e fazendo o veículo parecer mais velho e desleixado do que o normal.
Como se formam os redemoinhos na pintura dos carros?
São diversas as razões que provocam o aparecimento de redemoinhos de arranhões na pintura do carro:
- Lavagem incorreta: o uso de esponjas e panos ásperos, associados a detergentes inadequados, acabam gerando micro abrasões que provocam os temidos redemoinhos.
- Uso de ceras e polidores inadequados: o uso inadequado destes produtos, principalmente se usados em movimentos circulares, pode provocar a formação dos redemoinhos.
- Secar o carro de forma inadequada: após lavar o carro, muitas pessoas utilizam uma toalha comum para secar o veículo. Saiba que isso pode causar finos arranhões e estragar toda a pintura.
Foto: Reprodução
Caso tenha provocado estes danos ao veículo, saiba que existem métodos para remover riscos da pintura do carro. Relativamente baratos, eles podem ser feitos em casa ou em estabelecimentos automotivos profissionais.
Dentre as soluções, podemos destacar a utilização de polidores, que são esponjas rotativas para aplicar um composto abrasivo que dá brilho à tinta, além dos compostos de polimento manual, que podem ser aplicados à mão utilizando um pano de microfibra.
Como evitar redemoinhos de arranhões no carro?
A melhor forma de evitar que estes inconvenientes redemoinhos apareçam no seu carro é lavando o carro com frequência, pois isso remove a sujeira e as partículas abrasivas que podem riscar a pintura. Outra recomendação importante é usar luvas de alta qualidade para lavar o carro e evitar os arranhões.
Além disso, o proprietário deve utilizar produtos suaves para lavar o carro, preferindo aqueles desenvolvidos exclusivamente para não danificar a pintura. E, por último, é recomendável lavar o carro na sombra e evitar deixá-lo secando sob a luz direta do sol, pois isso pode intensificar os efeitos dos produtos químicos e tornar a pintura mais suscetível a arranhões.