Pivotal Helix anuncia data de entrega de carro voador não precisa de carteira
A empresa planeja iniciar as entregas do primeiro carro voador comercial aos compradores já nas próximas semanas.
O Diretório Mundial de Aeronaves eVTOL possui mais de mil projetos de carros voadores registrados até este ano. Oficialmente chamados de eVTOL (aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical elétrica), esses tipos de veículos estão cada vez mais perto de serem avistados pelos céus do Hemisfério Norte.
A Pivotal, líder desse mercado, anunciou que iniciará as entregas do primeiro carro voador comercial aos clientes a partir de julho. Muitas aeronaves registradas pelo diretório serão lançadas nos próximos três anos, mas a empresa se prepara para sair na frente com o Helix.
Apesar da expectativa, as vendas ainda não começaram. O primeiro lote do veículo voador foi vendido em outubro de 2023, segundo o New Atlas, e quatro das oito aeronaves Helix foram enviadas ao Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRL).
Além dos eVTOLs, o órgão norte-americano também encomendou dois simuladores de voo para avaliação. O pedido destaca o potencial do modelo para operações especiais, de vigilância e resposta a desastres.
Os compradores individuais poderão receber os veículos a partir do próximo mês. A princípio, o Pivotal Helix só pode ser vendido nos Estados Unidos.
Características e preços
O Pivotal Helix é uma aeronave PAV (Veículo Aéreo Pessoal) do tipo eVTOL (de Decolagem e Pouso Vertical). Com apenas um assento, ele alcança até 32,19 km e a velocidade de cruzeiro chega a cerca de 100 km/h.
O modelo é vendido na opção simples e em versões com reboque e carrinho, que podem aumentar as capacidades. Relativamente simples, a cabine inclui interface do usuário e controles de joystick. Uma das maiores vantagens desse carro voador é que ele não exige licença para pilotar, apenas treinamento antes da entrega.
A depender da recepção do mercado, a Pivotal, que já lidera o setor de eVTOL, pode ampliar o modelo no futuro.
O Helix é vendido por preços que variam entre US$ 190 mil (cerca de R$ 1 milhão) e US$ 260 mil (aproximadamente R$ 1,4 milhão). A título de comparação, a única outra aeronave produzida até o momento é o Bell-Boeing V-22 Osprey, que sai por US$ 92,6 milhões (quase R$ 4,9 bilhões).