Placa dourada deixa o carro imune a multas? Veja se é verdade ou pura lenda

Veículos que ostentam as brilhantes placas douradas do padrão Mercosul pertencem a uma categoria específica. Será que eles podem tudo?

A adoção do padrão Mercosul nas placas de identificação veicular do Brasil trouxe algumas mudanças curiosas para os motoristas. Uma delas é a chegada da placa dourada, cor especial que serve para identificar uma categoria específica de automóveis.

O modelo de chapas implantado em 2020 padronizou a identificação dos veículos nos países do bloco econômico, trazendo algumas mudanças em relação à versão antiga. O fundo do objeto é sempre branco, mas a cor dos caracteres indica que aquele carro é diferente.

No caso do dourado, a cor serve para identificar veículos diplomáticos que pertencem a uma organização internacional oficial, como um consulado. O modelo com caracteres e borda dourados entrou no lugar das antigas chapas azul e branca usadas nos automóveis de representantes de governos estrangeiros.

Carro com placa dourada leva multa?

Foto: Shutterstock

A identificação distinta não é a única característica dos veículos diplomáticos, que estão sujeitos a regras especiais a partir de acordos internacionais.

Era uma tradição isentar esses carros de multas de trânsito e outras penalidades, garantindo-lhes certas imunidades inerentes à imunidade diplomática que protege os funcionários diplomáticos no desempenho de suas funções oficiais. No entanto, as regras têm mudado para garantir o cumprimento das legislações de trânsito locais.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução em 2009 para acabar com o tratamento diferenciado recebido pelos veículos diplomáticos, consulares ou de organismos internacionais.

Com essa mudança, os automóveis precisam se cadastrar no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e estão sujeitos a multas quando o motorista comete infrações de trânsito.

Cores nas placas do Mercosul

Além das placas douradas, o sistema Mercosul prevê cores para identificar situações distintas, sendo elas:

  • Dourada – veículos diplomáticos.
  • Preto – veículos particulares.
  • Azul – veículos oficiais, como os utilizados por órgãos governamentais.
  • Vermelho – táxis, transporte de carga e veículos utilizados para fins de aprendizagem.
  • Verde – veículos de montadoras em fase de testes ou experimentação.
  • Branco (em fundo preto): veículos de coleção, com mais de 30 anos.
você pode gostar também