Pneu do carro elétrico é diferente do convencional e explicamos o porquê

Se você sentiu diferença nos pneus ao pilotar um carro elétrico, saiba que isso não foi por acaso.

Quem tem ou já dirigiu um carro elétrico pode ter notado que os pneus desses veículos são mais rígidos em comparação aos dos veículos tradicionais. Isso não é por acaso. Eles são especificamente diferentes para atender às necessidades de cada tipo de carro.

A começar pela autonomia, fator muito importante para um carro elétrico, é necessário que os pneus utilizem uma tecnologia avançada em relação à resistência à rolagem. Ou seja, não adianta o carro ser de emissão zero e não percorrer uma boa quilometragem.

Dureza dos pneus de carros elétricos não é proposital

Em entrevista ao portal UOL, o especialista em pneus, doutor em engenharia e coordenador da comissão técnica de Dinâmica Veicular da SAE Brasil, Argemiro Costa, explicou que os pneus dos carros elétricos exigem certos atributos extras relacionados ao desempenho. Um exemplo é a baixa resistência ao rolamento, que possibilita a economia de energia e, consequentemente, mais autonomia para o veículo.

No caso da dureza dos pneus dos carros elétricos, o especialista revela que isso acontece em razão do peso das baterias, que acaba exigindo uma estrutura mais reforçada dessa parte tão importante do veículo.

Além disso, Argemiro levanta a questão do torque instantâneo. “Outro ponto a ser considerado é o aumento de torque nas rodas devido a acelerações mais rápidas, exigindo compostos de borracha mais resistentes ao desgaste”.

Foto: olrat/Shutterstock

Barulho zero

Outra diferença entre os pneus está no desenho da banda de rodagem. Considerando que os carros elétricos não possuem ruídos mecânicos, ou seja, do motor à combustão e transmissão, o ruído dos pneus também precisou ser abafado para tornar-se algo silencioso a bordo.

Portanto, os pneus dos carros zero emissão acabam sendo mais pesados em comparação com os veículos à combustão. Eles são constituídos de uma maior quantidade de massa e componentes focados na redução de ruídos quando em contato com o solo.

*Com informações UOL

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