Pneus para caminhões de frota: como escolher o modelo certo?

O pneu adequado para caminhões é vital para segurança, eficiência e economia em viagens rodoviárias.

A escolha do pneu correto para caminhões é essencial para assegurar a segurança, eficiência e economia em viagens rodoviárias.

Os pneus são, de fato, a única ligação direta entre o veículo e a estrada, desempenhando um papel vital no consumo de combustível e na durabilidade dos caminhões. A escolha adequada pode também otimizar custos e diminuir o tempo de manutenção nas frotas.

Nesse contexto, marcas renomadas, como Bridgestone e Firestone, destacam a importância de fatores cruciais ao selecionar pneus para veículos pesados.

Gonzalo Muzzupappa, gerente de marketing da Bridgestone, enfatiza que considerar as especificações do fabricante e as necessidades operacionais é vital para alcançar a melhor relação custo por quilômetro (CPK) durante o ciclo de vida do pneu.

Pneus: características essenciais na escolha

Foto: Siwakorn1933/Shutterstock

Os pneus precisam suportar tanto o peso do veículo quanto o da carga, além de desempenharem um papel fundamental na suspensão do caminhão.

Escolher o pneu correto para o caminhão garante quilometragem excelente e segurança aprimorada. Diferentes pneus são projetados para aplicações específicas, como rodoviárias, regionais, urbanas e mistas.

A posição de rodagem, que pode ser direcional, de tração ou eixo livre, além do tamanho do pneu, são fatores essenciais para conferir desempenho e durabilidade.

Pneus radiais são mais modernos e continuam em constante aprimoramento, proporcionando maior aderência e menor aquecimento, ao contrário dos pneus diagonais, que são mais robustos, mas geram maior atrito.

Outros aspectos técnicos, incluindo o índice de carga (IC), símbolo de velocidade (SV), profundidade dos sulcos e pressão adequada, são cruciais na escolha do pneu.

Seguir essas especificações prolonga a vida útil e assegura um bom índice de recapabilidade. A adesão às recomendações do fabricante proporciona eficiência e segurança no transporte, com pneus duráveis e de excelente desempenho.

Pneus reformados podem ser proibidos em caminhões

O Projeto de Lei n.3569/2024, atualmente em tramitação no Congresso Federal, visa proibir o uso de pneus ressolados em veículos de transporte de carga e passageiros em rodovias brasileiras. Pneus reformados, que recebem uma nova camada de borracha após desgaste, são associados a acidentes frequentes envolvendo veículos grandes.

Embora a venda de pneus reformados seja permitida no Brasil, é preciso seguir as normas técnicas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto propõe que empresas de transporte substituam pneus reformados por novos, de acordo com as normas do Inmetro.

Em caso de infração, multas de R$ 5 mil por veículo poderão ser aplicadas, e o veículo poderá ser apreendido até a regularização. Se aprovada, as empresas terão 180 dias para se adequarem à nova legislação.

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