Pode copiar, só não faz igual! Apesar da polêmica, GWM lança carro 'inspirado' no Fusca da VW
Com três versões elétricas, o Ora Ballet Cat traz potência, tecnologia de ponta e um estilo retro-chique que faz lembrar do Fusca.
Após uma batalha jurídica entre a Great Wall Motors (GWM) e a Volkswagen, o Ora Ballet Cat está pronto para dar o ar de sua graça no mercado. Porém, não sem causar um rebuliço em torno de sua notável semelhança com o icônico Fusca. Mas, afinal, o que coloca este carro elétrico sob os holofotes e na mira das polêmicas?
A batalha legal entre a GWM e a Volkswagen gira em torno da disputa do design do veículo. A Volkswagen argumentou que o veículo era uma “cópia escancarada” do Fusca, enquanto a GWM defendeu sua inspiração, destacando os avanços tecnológicos e estilísticos legados pelo Fusca à indústria automotiva.
O Fusca da Barbie
Com linhas que lembram o legado do Fusca, o Ora Ballet Cat apresenta uma série de características que remetem ao veículo icônico.
(Divulgação: GWM)
Os para-lamas ressaltados, ligados por imitações de estribos, e o capô inconfundivelmente similar são apenas alguns dos elementos que chamam a atenção. A traseira em queda, com uma tampa hatchback de acesso ao porta-malas, mantém viva a memória do design memorável do Fusca.
Descrito como um “carro exclusivo para o sexo feminino“ no próprio site da montadora, ele incorpora uma série de características destinadas a atender às necessidades e preferências das mulheres, desde o design da carroceria até os recursos internos.
(Divulgação: GWM)
O console central, esculpido em um estilo artístico inspirado no “Lago dos Cisnes”, e os bancos dianteiros mais envolventes são apenas alguns dos elementos que visam oferecer uma experiência de condução exclusiva para as mulheres.
Versões
Enquanto o clássico Fusca se consagrou com sua simplicidade mecânica, o Ora Ballet Cat chega ao mercado com três versões totalmente elétricas.
Na versão de entrada, o motor elétrico dianteiro, ligado a uma bateria de 60,5 kWh, oferece 171 cv de potência e um torque máximo de 25,5 mkgf, atingindo uma velocidade máxima de 155 km/h.
Para quem busca um pouco mais de vigor, a versão intermediária traz tração traseira e um motor com 300 cv. Já para os mais exigentes, a versão mais cara do “Fusca chinês” possui 544 cv e dois motores.
Mais modernidade
Apesar do estilo retrô, a cabine é equipada com uma tela multimídia que une o quadro de instrumentos e a central em uma única peça. O ‘fusquinha’ também conta com carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, saídas de ar-condicionado traseiras, portas USB e revestimento em couro sintético para os bancos, sendo o do motorista com ajustes elétricos.
Além disso, o veículo oferece diversos modos de condução, incluindo o polêmico modo “Homem quente”, que aquece o volante, os bancos e o ar.
Quando chegará ao Brasil?
Embora não haja nenhuma confirmação da montadora, há rumores de que o Brasil possa ser um dos destinos do Ballet Cat.
Apesar de ainda ser um registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a possibilidade de vermos esse elétrico nas ruas brasileiras não parece tão distante.