Pode ou não pôr câmbio automático no ‘N’ ao parar no semáforo?
Uso de carros com transmissão automática ainda levanta algumas dúvidas nos motoristas, sobretudo entre os de primeira viagem.
Quem tem um carro manual e pergunta para como é dirigir para um dono de veículo com transmissão automática quase sempre recebe a mesma resposta: “é só deixar na posição ‘D’ o tempo todo”. Embora a função seja realmente a mais importante, é preciso mexer na alavanca em alguns momentos específicos.
Um deles é a hora das paradas mais longas, como quando o semáforo está fechado e ainda vai levar algum tempo para abrir. Muitos motoristas costumam deixar o câmbio na posição “N”, que significa Neutro, embora esse não seja o jeito mais recomendado.
É importante para o motorista entender o funcionamento correto da transmissão automática para evitar problemas e prolongar sua vida útil. Afinal, cada função tem um propósito de existir e todas elas devem ser familiares para o condutor.
Foto: Reprodução
Câmbio automático e paradas longas
No caso das paradas no semáforo, a recomendação do especialista Claudio Castro, conselheiro da SAE Brasil, é deixar a alavanca no “D” e colocar o pé no freio.
Essa posição é mais vantajosa porque garante uma resposta rápida ao acelerar e reduz a necessidade de mudança.
“Mantenha na posição ‘D’ com o pé no freio, pois isso mantém o sistema hidráulico pressurizado e os componentes lubrificados. A lubrificação de muitas transmissões automáticas depende da respectiva conexão com as rodas”, explica.
Porém, a suposta desvantagem de usar o câmbio assim é o possível aumento no consumo de combustível, além do desgaste contínuo no conversor de torque.
Outros especialistas afirmam que usar o Neutro durante paradas mais longas não tem problema algum, uma vez que a bomba de óleo da caixa e o conversor de torque fazem com que o sistema funcione normalmente. Como vantagem desse esquema, eles citam a possível redução da pressão no sistema e a leve economia de combustível.
Por outro lado, as desvantagens são a demora para retornar a marcha e o suposto aumento do desgaste da transmissão automática.
Cabe dizer que nenhum manual do proprietário indica o uso do câmbio automático no “N” quando a parada é mais longa. Isso era comum em carros mais antigos, quando os sistemas ainda não haviam atingido os níveis de qualidade e tecnologia que possuem hoje.