Podium e V-Power Racing: 5 mitos e verdades sobre gasolina premium

Esqueça as fake news e entenda as diferenças entre ambos os produtos.

O motorista chega no posto e a confusão já começa: é melhor abastecer com gasolina premium, aditivada ou a comum mesmo está mais do que bom? As duas últimas são mais comuns e muita gente já sabe que a diferença é a presença de aditivos em sua formulação, como detergentes e dispersantes.

E a gasolina premium, qual sua diferença? Ela é mais vantajosa ou pode deixar o carro mais econômico? Veja as respostas para essas e outras perguntas.

Verdades e mitos sobre gasolina premium

Foto: Joel A Johnson/Shutterstock

1. Mentira: gasolina premium é só para carros específicos

O combustível funciona bem em qualquer veículo, e não apenas em modelos importados, esportivos ou antigos. Porém, seus benefícios serão melhor aproveitados em modelos com taxa de compressão alta e sistema de injeção eletrônica que ajusta a curva de avanço.

2. Verdade: tem menos etanol na composição

A lei estabelece um limite de até 27,5% de etanol na mistura da gasolina comum e até 25% na premium. Então, sim, nomes como Podium (Petrobras), V-Power Racing (Shell), Ron (Gulf) e Ipimax Pro (Ipiranga) levam menos álcool na composição.

3. Mentira: gasolina premium e aditivada são iguais

Os dois produtos possuem composições diferentes e o primeiro oferece alta octanagem. A presença de 25% de etanol anidro na mistura melhora o desempenho do veículo e até sua eficiência. Por outro lado, ele recebe os mesmos aditivos da aditivada.

“Já a gasolina aditivada traz a mesma mistura da comum, com até 27,5% do derivado de cana-de-açúcar. As distribuidoras adicionam dispersantes, detergentes e aditivos que impedem a formação de carboníferos no motor”, explica Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

4. Verdade: pode misturar gasolina comum, aditivada e premium

Não existe nenhum problema em misturar os três produtos em qualquer proporção.

“Certos modelos importados exigem o abastecimento com a gasolina premium. E só nestes casos, misturar com a comum ou aditivada pode diminuir o rendimento do motor”, detalha o especialista.

5. Verdade: o carro consome menos com gasolina premium

O consumo do veículo pode ficar até 2% menor devido ao menor teor de etanol presente na mistura.

“Como a gasolina tem poder calorífico superior em relação ao etanol, também proporciona maior autonomia para o veículo. Inclusive, é exatamente o poder calorífico que determina a regra dos 70%”, completa o especialista.

você pode gostar também