Polo com os dias contados? Novo SUV da Volkswagen será mais "acessível" e nostálgico
Utilitário esportivo construído sobre a plataforma do Polo tem lançamento previsto no mercado brasileiro para o próximo ano.
A Volkswagen quer conquistar os clientes brasileiros e entrar de cabeça no badalado mercado de SUVs. Para isso, a montadora prepara o lançamento de um pequeno utilitário esportivo que vem sendo chamado de “SUV do Gol”, mas usa a plataforma do Polo.
O desenvolvimento do carro que vai competir com Fiat Pulse e Renault Kardian ainda está envolto em segredos e ocorre na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). No entanto, tudo indica que o modelo será produzido na planta de Taubaté (SP).
O SUV do Gol será desenvolvido sobre a base MQB-A00 e equipado com motor de 128 cv. Suas dimensões ficarão próximas às do Polo, com entre eixos de 2,56 m, dando mais espaço aos ocupantes da parte de trás; e altura de 4,10 m ou pouco menos, mantendo a carroceria alta e volumosa.
Já no quesito design, a expectativa é um visual inédito com alguma inspiração no hatch líder de vendas no Brasil.
Volkswagen Polo (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Versão indiana
Muitas das informações que já se têm sobre o próximo modelo da VW surgiram a partir de flagras de testes com o novo modelo da Skoda, que chegará ao mercado indiano abaixo do T-Cross.
O automóvel da marca tcheca do grupo alemão tem visual que segue a tendência dos últimos lançamentos de várias fabricantes internacionais, como os faróis divididos. Por aqui, ele provavelmente seguirá outra direção, com linhas mais sóbrias, faróis mais afilados e assinatura em LED parecida com a do Nivus.
As imagens dos flagras se concentram na traseira e na lateral. O projeto, chamado internamente de A0 SUV, tem as mesmas colunas A e portas dianteiras da família Polo/Nivus, além de inspiração direta na porta traseira do T-Cross europeu. A versão da Skoda tem lanternas mais quadradas no canto da carroceria, com assinatura em LED.
Na Índia, o SUV do Gol será equipado com um motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que desenvolve até 116 cv de potência e 18,15 kgfm de torque. O propulsor é o mesmo 170 TSI que equipa Polo e Virtus no Brasil, que são flex.
Para chegar ao mercado nacional, o modelo deve receber um nome diferente. A Volkswagen cogita opções como Hera, Tera, Therion, Taira, Hera, Copa e Copan, este último em referência ao famoso edifício projetado na capital de São Paulo.