Por dentro das baterias Blade da BYD: como elas são "à prova de fogo"?
Novas baterias desenvolvidas pela fabricante chinesa prometem ser à prova de fogo, garantindo maior segurança em meio à expansão dos veículos elétricos.
A segurança dos veículos elétricos tem sido uma preocupação crescente, especialmente quando se trata das baterias e do risco de incêndio em caso de colisão. Assim, a fabricante chinesa BYD vem investindo em uma solução própria, as baterias do tipo Blade, que prometem ser à prova de fogo.
Diferentemente das baterias convencionais, as baterias Blade são feitas de fosfato de ferro-lítio (LFP), dispensando o uso de níquel, cobalto e manganês. Apesar de terem uma densidade energética um pouco menor, oferecem uma série de vantagens, como um ciclo de vida mais longo e maior capacidade de carregamento.
O segredo da Blade está em sua construção, suas células são formadas por longas lâminas alinhadas transversalmente, em vez de serem montadas em módulos.
Dessa maneira, poderá ocorrer uma redução do tamanho e do peso dos módulos, além de proporcionar maior segurança. Cada célula funciona como uma viga estrutural, dispensando a necessidade de um invólucro de proteção.
Além disso, as células mais largas da Blade oferecem uma dissipação de calor mais lenta, enquanto sua forma retangular plana melhora o resfriamento e o desempenho. A bateria também não libera oxigênio durante a fuga térmica, o que minimiza os riscos de incêndio.
BYD testa eficácia das baterias Blade
A BYD submeteu a bateria Blade a vários testes de resistência, incluindo penetração com prego, sobrecarga e até mesmo colocação em um forno a 300°C. Os resultados foram favoráveis, com a Blade demonstrando resistência ao fogo mesmo em condições extremas.
Bateria Blade submetida a teste de penetração com ferro para avaliação de resistência – Foto: Reprodução/Youtube BYD Europe
Essa tecnologia já chamou a atenção de outras fabricantes, como Tesla e Toyota, que estão utilizando a bateria Blade em seus veículos. No Brasil, a BYD está introduzindo essa tecnologia em sua linha de carros elétricos, com planos de expandir sua utilização nos próximos meses.
Embora nenhuma bateria seja completamente imune a incêndios em situações extremas, a BYD Blade representa um avanço em termos de segurança para veículos elétricos.