Por onde anda a tração traseira? Tecnologia sumiu do mercado mesmo sendo melhor

Padrão nos veículos fabricados antes da década de 50, tração traseira tem vários benefícios em relação à dianteira.

Muitos padrões da indústria automotiva se transformam com o passar do tempo para atender melhor às demandas dos consumidores, reduzir custos ou obedecer a novas regulamentações. Um dos sistemas que mudou nas últimas décadas foi a tração dos carros.

Até a década de 1950, os veículos vinham equipados com tração traseira na maioria das vezes. Tudo mudou com a chegada do Mini, em 1959, trazendo a famosa tração dianteira.

Impressionadas com o corte nos custos e a economia de espaço que a tecnologia proporcionou, as montadoras decidiram incorporar a tração dianteira como padrão em seus novos modelos. No entanto, mesmo com essa decisão, a opção anterior ainda é mais vantajosa em vários aspectos.

Tração traseira é melhor em ‘tudo’

Foto: Divulgação

Um dos principais benefícios da tração traseira é a maior estabilidade e a dirigibilidade mais balanceada, sobretudo em altas velocidades. Carros com esse sistema geralmente têm uma distribuição de peso mais equilibrada entre os eixos, já que o motor fica na frente e a tração nas rodas, atrás.

Outra vantagem é proporcionar uma experiência de condução mais agradável. Para os entusiastas do universo automotivo, veículos com tração traseira são mais prazerosos de dirigir porque a sensação de força sendo enviada para as rodas traseiras é agradável.

Em terceiro lugar, ela desempenha melhor o papel de tracionar o automóvel. Modelos com força nas rodas traseiras oferecem mais tração na aceleração, uma vez que o peso se concentra mais nesse eixo, o que amplia a aderência dos pneus.

Por que trocaram o tipo de tração?

A escolha das montadoras pela tração dianteira, apesar das diversas vantagens do outro tipo, gera muitas dúvidas, mas tem explicação.

Essa opção economiza espaço no carro, já que não utiliza o eixo cardã. Assim, o conjunto completo de motor e transmissão de força para as rodas fica na dianteira do veículo, sob o capô.

Como o veículo fica mais leve, a tração dianteira também proporciona uma economia no consumo de combustível. Por fim, vale citar o menor custo de fabricação, manutenção e reparo em relação à versão traseira.

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