Por que certas marcas de carros não recomendam o rodízio de pneus?

O rodízio pode prolongar a vida útil dos seus pneus e melhorar a dirigibilidade do veículo, no entanto, a prática é desaconselhada por algumas marcas.

O rodízio de pneus é uma prática recomendada pela maioria dos fabricantes de automóveis em seus manuais do proprietário. Essa técnica consiste em trocar as posições das rodas e dos pneus para garantir um desgaste uniforme.

Vale dizer que o desgaste dos pneus é influenciado por diversos fatores, como a mecânica dos veículos e a dinâmica da condução. Em veículos com tração dianteira – muito comum no Brasil -, por exemplo, os pneus dianteiros podem se desgastar mais rapidamente do que os traseiros. A distribuição de peso do carro também impacta o desgaste dos pneus.

Maneiras de realizar o rodízio de pneus

Os fabricantes podem recomendar diferentes métodos de rodízio. Algumas marcas sugerem manter os pneus no mesmo lado do veículo, ou seja, transferindo os pneus dianteiros para a parte traseira, e vice-versa, mantendo-os no mesmo lado. Outras recomendam um rodízio em formato de X, trocando os pneus de lado e de eixo (da traseira para a frente e vice-versa).

Rodízio em pneus direcionais

Pneus direcionais, que possuem um sentido único de rodagem, não devem ser rodados em formato de X. Alterar o sentido de rodagem desses pneus pode causar problemas de desempenho e segurança.

Rodízio com cinco pneus

Quando incluir o estepe no rodízio, a recomendação é colocá-lo na posição dianteira direita. O rodízio deve seguir a sequência abaixo:

  • O estepe vai para a posição dianteira direita (DD);
  • O pneu dianteiro direito (DD) vai para a posição traseira direita (TD);
  • O pneu traseiro direito (TD) vai para a posição dianteira esquerda (DE);
  • O pneu dianteiro esquerdo (DE) vai para a posição traseira esquerda (TE);
  • O pneu traseiro esquerdo (TE) volta a ser o estepe (ES).

Frequência do rodízio

Os fabricantes de pneus recomendam seguir as orientações do manual do proprietário do veículo para determinar a frequência do rodízio. Em geral, essa prática é realizada a cada 5.000 ou 10.000 quilômetros rodados. Além disso, alinhamento e balanceamento devem ser feitos com a mesma frequência para garantir uma dirigibilidade segura e suave.

Marcas que desaconselham o rodízio

Algumas marcas, no entanto, como Mercedes-Benz, Renault e Volvo, aconselham seus clientes a não realizar o rodízio de pneus em determinados modelos. Por exemplo, a Renault acredita que o rodízio pode comprometer o comportamento do veículo em situações de risco devido ao desgaste desigual, especialmente em carros com tração dianteira.

Já o manual do modelo Volvo XC70 avisa que o rodízio não é indicado, pois, segundo a marca sueca, deixar o pneu acomodar-se em uma única posição é visto como o melhor para a performance do pneu. Ou seja, ele proporcionaria melhores níveis de tração e também de ruído se fosse mantido no mesmo local durante toda a sua vida útil. Portanto, seguir as orientações do manual do proprietário é essencial para a manutenção veicular e a segurança do veículo.

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