Por que o carro elétrico ainda sofre rejeição? Pesquisa revela motivos
Estudo realizado por uma empresa de análise de dados mostra os principais motivos para a rejeição de veículos elétricos.
A empresa de análise de dados JD Power divulgou um levantamento que revela os motivos pelos quais o público dos Estados Unidos ainda “desconfia” do carro elétrico. As principais barreiras mencionadas foram infraestrutura, tempo de recarga das baterias e preço alto.
As informações da pesquisa podem auxiliar as montadoras a desenvolver soluções para os aspectos que provocam a rejeição dos consumidores aos eletrificados. Embora os dados consideram apenas o público norte-americano, esse pode ser um guia interessante para o mercado mundial.
O principal entrave para os motoristas é a falta de infraestrutura adequada nas cidades para recarregar os carros elétricos. “Com todas essas influências moldando o mercado de veículos elétricos hoje, o maior ponto de atrito é a disponibilidade de carregadores públicos”, explicou Stewart Stropp, diretor executivo de inteligência da JD Power.
“O crescimento de pontos de recarga não está acompanhando o aumento de veículos elétricos nas ruas. Apesar de impressionados com o que as fabricantes oferecem, os consumidores pensam na forma de carregar seus automóveis fora de casa”, acrescentou.
Recarga e bateria
O segundo problema citado pelos entrevistados é o alto tempo de recarga, que em alguns casos pode levar horas. Apesar de 85% das recargas serem feitas em casa, a eventual necessidade de carregar a bateria na rua afasta os compradores e reduz a aceitação dos eletrificados.
Os participantes da pesquisa apontam ainda a falta de estações de carga rápida espalhadas pelas cidades.
Mais um fator mencionado no levantamento é a chamada ansiedade de alcance, o medo que o condutor tem de ficar sem bateria durante um trajeto mais longo. Por esse motivo, muitas pessoas que usam o carro para viajar preferem comprar um híbrido ou continuar com um modelo a combustão.
Também pesa na análise dos motoristas o preço dos carros elétricos, uma vez que a diferença em relação a um automóvel a gasolina pode chegar a 40%. Para se ter uma ideia, a picape Ford F-15Por tem preços a partir de US$ 34.585 (cerca de R$ 170 mil), enquanto a F-150 Lightning, sua versão elétrica, custa US$ 49.995 (R$ 245 mil).