Por que o Volkswagen Gol deixou de ser fabricado se ainda vendia bem?

Modelo queridinho dos brasileiros foi o carro mais vendido do país por mais de duas décadas. Mas por que saiu de linha?

O Volkswagen Gol foi o carro mais vendido do Brasil por 20 anos consecutivos, mas mesmo com todo esse sucesso, a montadora alemã decidiu retirar o modelo de linha em 2022. O hatch também foi o mais exportado da história do mercado nacional, somando cerca de 8 milhões de unidades em 42 anos.

Parece até difícil acreditar que uma montadora tomaria a decisão de descontinuar um automóvel tão popular como ele, mas a verdade é que isso aconteceu.

A despedida do modelo ocorreu em 23 de dezembro de 2022, mas não sem antes ganhar a versão especial Gol Last Edition, que teve 1.000 unidades produzidas. Deste total, 650 ficaram no mercado nacional.

Por que o VW Gol saiu de linha?

Foto: Divulgação/Volkswagen

Para se manter relevante no mercado, o hatch precisou passar por uma série de adaptações ao longo dos seus mais de 40 anos de história. As mudanças foram desde pequenos ajustes até trocas completas de gerações, algumas para atender às demandas dos consumidores e outras para obedecer às novas leis.

Porém, a chegada de novas tecnologias na indústria e a criação de mais regras impuseram um desafio grande demais para a Volkswagen, que decidiu descontinuar a produção do Gol. Na época do anúncio do fim da produção, a marca declarou que o modelo era incompatível com as novas regulamentações de emissões e segurança brasileiras.

Essas normas estão relacionadas à poluição e à segurança do carro. O Gol não atendia às exigências mínimas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que criou novos limites de emissão de gases poluentes a partir de janeiro de 2023. Além disso, o hatch possuía equipamentos de proteção contra impactos frontais, que se tornaram obrigatórios em 2024.

Outra questão foi a transição da VW para plataformas modulares mais modernas, como as utilizadas no Polo, Nivus e Virtus. As bases permitem maior flexibilidade e integração de tecnologias avançadas, o que a arquitetura do Gol não era capaz de oferecer sem um grande investimento.

Considerando todos os desafios, a empresa optou por não investir na continuidade do modelo e introduziu no mercado o Polo Track, seu novo carro acessível baseado na plataforma MQB A0. Substituto natural do Gol, ele oferece modernidade, segurança e eficiência, mas não a unanimidade do antecessor.

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