Por que os carros elétricos chineses estão acumulados nos portos?
Veículos elétricos se acumulam em terminais de carga e algumas unidades já estão estocadas há mais de 36 meses.
As vendas de carros elétricos estão estagnadas em mercados como Estados Unidos e Europa, resultado de fatores como o alto preço dos modelos e a infraestrutura insuficiente para recarga. A consequência dessa falta de demanda por parte dos compradores é a lotação dos portos, onde as unidades que não foram vendidas se acumulam cada vez mais.
Segundo executivos do setor portuário e automotivo, além do acúmulo de carros elétricos chineses, as montadoras de automóveis em geral estão com dificuldades para encontrar caminhões para transportar seus produtos devido à falta de motoristas e equipamentos. Uma reportagem do Financial Times afirma que a situação é vista em todos os portos europeus utilizados para a importação de veículos, em especial nos terminais de Bruges e Antuérpia.
Nesses locais, a falta de espaço atingiu um ponto crítico, já que as montadoras chinesas supostamente só removem os produtos após a venda ao cliente final.”Os distribuidores de carros estão cada vez mais usando os estacionamentos dos portos como depósito. Em vez de estocar os carros nas concessionárias, eles são coletados no terminal de carros”, afirmou o Porto de Antuérpia-Bruges.
Situação crítica
Em alguns portos, novos lotes só podem entrar quando há documentação comprovando a destinação futura das mercadorias. Na tentativa de amenizar o problema, companhias de logística estão alugando espaços vizinhos aos terminais de carga para estacionar os carros, muitos deles encalhados há mais de 36 meses.
Os fabricantes chineses de veículos elétricos estão usando os portos como estacionamentos, reclamou um gerente da cadeia de suprimentos de automóveis.
No caso da falta de cegonheiros, usados para escoar os estoques, a questão é que as companhias preferem prestar serviços para as marcas com maior volume de vendas. Com isso, as montadoras menores precisam acumular um certo número mínimo de carros antes de fazer a retirada.
Apesar de a situação ser mais caótica para as empresas chinesas de carros elétricos, muitas montadoras tradicionais enfrentam a mesma situação, já que praticamente todo o setor apostou na eletrificação antes do desaquecimento da demanda.
“Qualquer nova marca enfrentará esse problema. Se você não tiver escala, se não tiver entregas regulares, então você não é o maior cliente [dos grupos de transporte]”, pontuaram fontes a par da situação.