Por que ter um SUV a diesel no Brasil se tornou um péssimo negócio?
Segmento de veículos movidos a diesel passa por desvalorização. Motivo tem a ver com a alta do preço do combustível.
O mercado de seminovos apresentou uma desvalorização no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2023, com perda de valor na faixa dos 9,48%. No entanto, outro grupo sofreu ainda mais com essa depreciação: o de SUVs a diesel, com queda de 15,16%, podendo passar dos 20%. Os dados são de um levantamento realizado pela plataforma de vendas de carros usados, Mobiauto.
E a principal razão para essa desvalorização acentuada está relacionada diretamente ao aumento do preço do diesel, iniciado em 2022. É o que explica o economista Sant Clair Castro Jr., que também atua como consultor automotivo e CEO da Mobiauto. Há dois anos, o diesel S10 chegou a custar R$ 7,50. Atualmente, ele está abaixo de R$ 6.
Diante desse aumento, muitos proprietários e frotistas acabaram colocando seus carros à venda. Muitos deles, inclusive, colocaram os modelos com preços muito abaixo da tabela, o que gerou essa depreciação de SUVs a diesel em um curto espaço de tempo. A desvalorização é a ponta final desse fenômeno.
Estabilidade do diesel pode frear desvalorização, mas é preciso cautela
Segundo o especialista, a previsão é de que os carros SUVs movidos a diesel subam de preço, freando o processo de desvalorização. Isso já é esperado, pois não há expectativa de aumento para o diesel. No entanto, apesar dessa reviravolta, quem for comprar algum veículo deste segmento deve ficar atento aos modelos que se depreciam mais rapidamente.
Conforme revela o levantamento, que analisou 19 veículos de 11 marcas diferentes, totalizando 103 modelos, a maior perda de valor até o momento foi do modelo Toyota Hillux STD Power Pack 2.8 TDI CD 4×4. A desvalorização no valor chega a -29,11%, segundo os dados da Mobiauto. A versão, que custava em média R$ 253.940 nos primeiros três meses de 2023, passou a valer R$ 180.007,37 no primeiro trimestre de 2024.
Toyoto Hillux é a campeã em desvalorização (Foto: Divulgação)
O segundo colocado é o Jeep Commander Overland 2.0 TD380, que passou por desvalorização de 24,98%, enquanto o terceiro lugar é ocupado pelo Mitsubishi L200 Triton Sport, com depreciação de 24,37%.
Por fim, apesar das reduções notáveis, alguns modelos tiveram pouca desvalorização após a subida do diesel, como as duas versões do Troller T4, que perderam 3,08% e 4,49%, respectivamente, do seu valor de mercado.