Por que virou moda embrulhar chave do carro em papel alumínio?
Embrulhar papel alumínio na chave do carro virou uma estratégia barata para se proteger de golpes. Entenda como funciona.
A indústria automotiva está cada vez mais repleta de novas tecnologias, como assistências à condução, equipamentos de segurança e recursos de entretenimento. À medida que funções mais modernas são incorporadas aos carros, também surgem mais golpes e esquemas criminosos.
Apesar da evolução nos últimos anos, as chaves inteligentes ainda são bastante semelhantes às suas primeiras versões, com exceção de alguns modelos de luxo. O motorista entra no carro e só precisa aproximar o dispositivo para dar partida, dispensando a necessidade de inserir no fecho e girar.
Esse recurso é bastante útil na maioria dos casos, mas também pode colocar o proprietário em risco. Para resolver o problema, muita gente está envolvendo a chave com algumas camadas de papel alumínio.
Chave do carro embrulhada em papel alumínio. (Foto: Reprodução)
Papel alumínio na chave do carro
As chaves inteligentes que dispensam inserção funcionam a partir de sinais enviados para a antena do veículo, que permitem que o motorista tranque ou destranque o automóvel à distância. O problema é que os bandidos se adaptaram a elas e já encontraram uma forma de cometer furtos.
Usando uma engenharia reversa do sistema, os criminosos conseguem quebrar o “código” utilizado nos objetos para acessar o sistema de travas sem fio da fabricante. Dessa forma, podem replicar a ação do equipamento original e ligar o carro.
“Estamos falando de uma forma de comunicação por ondas eletromagnéticas, como rádio ou televisão. Pense em uma música constantemente usada em uma rádio e uma fechadura que se abre ao ouvir essa música. Se eu conheço a música, posso abrir a fechadura”, detalha o CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber Technologies, Moshe Shlisel, à BBC.
O método encontrado pelos donos para evitar o crime é embrulhar a chave com algumas camadas de papel alumínio, que impede a transmissão do sinal. Embora pareça improvisada e seja esteticamente desagradável, a solução é simples e acessível.
Uma alternativa para os proprietários é adquirir uma “bolsa de Faraday”, acessório criado para envolver a chave que tem a mesma função de bloquear a transmissão do sinal. Seja qual for o método, o importante é criar um escudo de proteção e evitar o prejuízo.