Por que você deve ficar dentro do carro durante uma chuva com raios?

Tragédia de homem de 62 anos em São Paulo chama atenção para o perigo de sair do carro durante uma chuva com raios.

O caso recente de um homem de 62 anos que morreu após sair de seu veículo atingido por um cabo da rede elétrica chamou atenção para os períodos desse tipo de situação. A esposa do homem, uma mulher de 60 anos, continuou dentro do carro e foi resgatada sem ferimentos.

A recomendação dos especialistas durante uma chuva com raios é uma só: se estiver no carro, não saia dele, mantenha os vidros fechados e não fique em contato com as partes metálicas da lataria. Essa orientação é baseada no princípio da Gaiola de Faraday.

Princípio da Gaiola de Faraday

“Quando uma casca esférica condutora é carregada, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas”, explica o Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC).

Em outras palavras, quando a gaiola (carro) é atingida por uma descarga elétrica de alta intensidade, a energia se acumula na sua parte externa. Assim, não há perigo em ficar dentro dela se não entrar em contato com as partes metálicas.

Segundo o professor Antonio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP, a corrente elétrica só existe se a pessoa “pessoa pisar no chão”, já que “a terra está a um potencial diferente do carro e, assim, fecha o circuito, gerando a descarga elétrica.”

“Pode ocorrer de uma corrente passar pelo carro se os pneus entrarem em contato com água com sal (íons) ou metais”, acrescenta. É por isso que não se deve tocar nas partes metálicas.

Recomendações

Em dias de tempestades com raios, os cidadãos devem seguir as dicas de segurança fornecidas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo:

  1. Evitar tomar banho durante a tempestade;
  2. Evitar ambientes abertos, como praias, estacionamentos e campos de futebol;
  3. Ficar longe de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
  4. Abrigar-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea;
  5. Manter os vidros do carro fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
  6. Manter distância de objetos altos e isolados ou metálicos grandes e expostos;
  7. Ficar longe de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs e geladeiras;
  8. Evitar soltar pipas, carregar objetos e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
  9. Se não houver abrigo próximo, ficar agachado com os pés juntos, curvado para frente, com as mãos apoiadas nos joelhos e a cabeça entre eles.
você pode gostar também