Por R$ 33,9 mil: Chevrolet Montana usada, a escolha econômica para quem busca qualidade
Saiba qual é o seu principal triunfo em relação às suas principais rivais, a VW Saveiro e a Fiat Strada.
O design mais sério da segunda geração da Chevrolet Montana gera diferentes opiniões. Muitos rotulam o projeto como ultrapassado por compartilhar a mesma base do Agile, que, por sua vez, utiliza a estrutura do Corsa lançado em 1994. No entanto, a picape merece destaque, principalmente pela generosa caçamba, que possui capacidade de 1.152 litros, superando a da primeira geração (1.143l).
A caçamba é consideravelmente maior do que as da concorrência. A Volkswagen Saveiro, por exemplo, tem capacidade para 924 litros, enquanto a Fiat Strada atinge 1.100 litros.
Cenário
A Montana foi lançada no Brasil no final de 2010, equipada com motor 1.4 8v Econo.Flex. A segunda geração chegou com números ligeiramente menores de potência e torque: 102/97 cv a 6.000 rpm e 13,5/13,2 kgfm a 3.200 rpm, comparados a 105/99 cv a 6.000 rpm e 13,4/13,2 kgfm a 2.800 rpm.
O modelo mais básico vinha com para-choque pintado na cor da carroceria, rodas de aço de 14 polegadas, regulagem de altura do banco do motorista e protetor de caçamba. Opções como vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, ar-condicionado e direção hidráulica estavam disponíveis como opcionais.
A versão topo de linha Sport oferecia opcionalmente freios ABS, airbag duplo, piloto automático, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e sistema de som com entrada auxiliar e USB. O modelo também incluía novos acessórios, como suporte para bicicleta e tapete de E.V.A. para a caçamba, além de capa automotiva.
Em 2015, houve uma redução de potência e torque do motor, resultando em melhoria no consumo de combustível, alcançando médias de 7,1 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol.
Ao escolher uma Montana usada, é importante prestar atenção a alguns detalhes, como:
- Tampa da caçamba: verificar arranhões e amassados, com atenção ao estado da caçamba e do rack de teto.
- Suspensão: avaliar ruídos no conjunto da suspensão e verificar o estado da suspensão dianteira e traseira.
- Ar-condicionado: conferir se há relatos de falhas ou quebras, considerando a necessidade de troca do compressor e/ou da bomba d’água com baixa quilometragem.
- Câmbio: observar possíveis dificuldades nas trocas de marcha e considerar que a manutenção pode ser dispendiosa.
- Recall: verificar se houve recall para os veículos de 2012, com a necessidade de várias correções.
Melhores e piores unidades para comprar
Ao comprar, evite as unidades mais básicas da versão LS do primeiro ano, que não possuem direção hidráulica nem ar-condicionado. As versões mais equipadas, a partir de R$ 33.988 conforme a tabela da Fipe, são as mais procuradas no mercado. Prefira as unidades de 2015, que, apesar de apresentarem menor desempenho em relação aos modelos anteriores, são, em média, até 5% mais econômicas.