Posso andar com o para-choque quebrado? Dá multa? Confira o que diz a lei
Segundo a lei, é proibido o motorista andar sem para-choque dianteiro, porém a respeito do equipamento traseiro, não existe a obrigatoriedade.
Nos dias de hoje, é comum muitos veículos circularem nas vias com problemas nos para-choques, seja alguns amassados, riscos ou até mesmo grandes rachaduras. Porém, um questionamento a ser levantado é se os carros podem ou não andar nas pistas com esses problemas.
Assim como em outros casos, estar com o para-choque quebrado pode resultar em multa ou não. Atualmente, não existe uma multa exclusiva para esse fato, mas isso não significa que o motorista esteja isento de sofrer uma penalidade.
Isso dependerá da interpretação do oficial da lei. O condutor poderá ser penalizado se o dano no para-choque for considerado grave o suficiente para comprometer a segurança do trânsito.
Se o carro for parado e o oficial da lei entender que o dano no para-choque representa um risco, além da penalidade, o veículo ainda poderá ser recolhido até que o reparo seja concluído.
Pode andar sem para-choque?
Para essa questão, existem duas leis em questão. A primeira refere-se ao para-choque dianteiro, na qual, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), no artigo 230, inciso IX, relata-se que conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante é infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa, retendo o carro para regularização. A multa é R$ 195,23 e vale 5 pontos na carteira.
Já em relação ao para-choque traseiro, não há a obrigatoriedade de o veículo portar esse equipamento. A informação está de acordo com o CONTRAN, no Art. 2º da Resolução nº 14/1998, inciso VII, que isenta a obrigação do equipamento para os veículos.
Qual a função do para-choque?
A função do para-choque é proteger em caso de colisões de baixa velocidade. Além disso, o formato e a curvatura do equipamento frontal do veículo, bem como o design do capô, têm também a função de minimizar ferimentos em pedestres, caso ocorra algum tipo de colisão nas vias.