Posso deixar a câmera desligada durante as aulas teóricas remotas da CNH?

Aulas teóricas remotas se tornaram essenciais na pandemia e continuam a evoluir na formação de condutores no Brasil, mas há desafios.

Durante a pandemia de Covid-19, a educação à distância se transformou em uma alternativa importante para diversos setores, incluindo a formação de motoristas no Brasil. Aulas teóricas remotas foram adotadas por Centros de Formação de Condutores em todo o país, permitindo a continuação dos estudos sem interrupções.

Embora a pandemia tenha amenizado, essa modalidade de ensino permanece como uma opção viável e bem recebida por instrutores e alunos. No entanto, a questão da participação dos alunos, como o uso de câmeras fechadas durante as aulas, levanta preocupações quanto à eficácia e à fiscalização dessa prática.

Adaptação dos alunos e fiscalização

Foto: Shutterstock

Instrutores relatam que, inicialmente, muitos alunos se sentem confortáveis em participar das aulas com câmeras desligadas. No entanto, com o tempo, a interação aumenta, especialmente quando incentivada pelos próprios educadores.

Essa dinâmica, que também é motivada pela interatividade da aula e a superação da timidez inicial, é essencial para garantir o envolvimento e o aprendizado.

Gilberto Schutz Junior, da Associação Brasileira das Autoescolas (ABRAUTO), destaca em entrevista ao Portal do Trânsito que a participação ativa dos participantes é fundamental. A orientação inicial e o monitoramento constante são estratégias cruciais para assegurar a presença dos alunos nas aulas.

O Detran do Paraná esclarece que a abertura da câmera é obrigatória para garantir a fiscalização adequada, mas cabe ao instrutor controlar e supervisionar o comportamento dos alunos. Caso necessário, ações podem ser tomadas, como a exclusão do candidato.

Como garantir que o aluno está presente?

Segundo Luchese, existem algumas formas de assegurar que o aluno está, de fato, assistindo à aula ainda que a câmera esteja desligada.

“Oriento sobre a importância de assistir às aulas por questão de prova e também comento que sempre confiro a foto que eles fazem no meio da aula para ter certeza que estão assistindo”, diz.

Para ter certeza, ele verifica as validações.

“Após a aula se eu desconfiar de alguém que não assistiu eu confiro as validações, pois consigo ver a foto que eles fazem e saber se estavam vendo as aulas, caso não estejam no dia seguinte eu já chamo o aluno no particular para conversar”, completa.

Vantagens das aulas remotas

Há um consenso quanto aos benefícios dessa modalidade de ensino, principalmente em termos de acessibilidade e flexibilidade. As aulas remotas eliminam a necessidade de deslocamento, reduzindo custos para os alunos.

Além disso, mantêm a qualidade do ensino, uma vez que os índices de aprovação se mantêm estáveis. Isso mostra a qualidade e a eficácia do sistema.

As aulas teóricas remotas representam um avanço significativo na formação de condutores no Brasil. Unindo acessibilidade e eficácia, essa modalidade promete continuar contribuindo para a democratização do conhecimento sobre trânsito, formando motoristas mais preparados em todo o país.

*Com informações do Portal do Trânsito.

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