Posto abasteceu com o combustível errado? Veja o que fazer para evitar prejuízo

Abastecimento com combustível incorreto pode provocar falhas no veículo e até danos graves ao motor.

Embora não seja uma situação muito comum, é possível que você já tenha ouvido falar de alguém que foi abastecer o carro, solicitou gasolina ao frentista e recebeu diesel. Encher o tanque com o combustível errado pode causar um prejuízo enorme para o condutor, caso ele não perceba a troca na hora.

Há também casos em que o funcionário comete o “erro” por maldade, colocando gasolina aditivada no lugar da comum para aumentar o valor da conta. Nesse caso, o problema fica restrito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e não compromete o sistema do veículo.

A troca do combustível solicitado por um mais caro é uma prática abusiva (artigo 39 do CDC) e desobriga o pagamento pelo cliente. No entanto, pode ser um pouco difícil para o motorista provar que pediu um produto e recebeu outro, a menos que utilize uma daquelas câmeras que filmam a cabine do carro.

Se não houver como provar, a recomendação do Instituto Combustível Legal (ICL) é negociar com o posto para pagar apenas o valor do combustível comum, e não do aditivado.

Seja qual for a decisão, é sempre possível acionar o Procon ou registrar um Boletim de Ocorrência em uma Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor.

E quando o combustível não é do mesmo tipo?

Quem tem um carro flex e recebe etanol no lugar de gasolina (ou vice-versa) não sofrerá grandes prejuízos além da frustração. Por outro lado, automóveis a diesel podem apresentar graves defeitos quando recebem o produto errado.

Os motores a diesel fabricados a partir de 2012 só podem receber diesel S-10 com índice de cetano 48, acima dos 42 do S500, e teor de enxofre menor (10 ppm contra 500 ppm do S500). Usar o tipo S-500 entope o catalisador e resulta na sua troca prematura.

Já se um carro a gasolina receber diesel, é provável que o motor nem funcione devido à baixa resistência do diesel à detonação e à menor pressão dos injetores de modelos a gasolina.

Colocar gasolina em um veículo a diesel resulta em falhas, perda de potência e danos à bomba de combustível.

O que fazer quando o posto abastece com o combustível errado?

A primeira coisa a se fazer é não tentar ligar o veículo para não “queimar” o combustível incorreto no tanque.

A solução é acionar um reboque e dirigir-se diretamente a uma oficina para drenar o produto equivocado, utilizando maquinário apropriado, seja a partir da bomba de combustível ou da boca do tanque.

Além de remover o combustível errado e verificar eventuais danos ao sistema, em casos mais graves, pode ser necessária a troca de peças. Aí é onde vem a “facada”: o serviço facilmente custa mais de R$ 1 mil em autorizadas, sem contar o valor dos componentes.

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