Posto? Nem me lembro! Carro híbrido da Renault faz quase 1.000 km com um tanque

Terceira geração de um dos carros mais famosos da montadora francesa percorre até mil quilômetros com um tanque de combustível.

Em meio ao sobe e desce dos preços dos combustíveis, é sempre interessante ter um veículo com uma boa média de consumo. No caso de um modelo bem famoso da Renault, a economia é o grande diferencial, já que o número de quilômetros alcançados com apenas um tanque cheio é enorme.

Estamos falando da terceira geração do Duster, irmão do SUV do modelo da subsidiária Dacia, que incorpora algumas diferenças. O novo automóvel será fabricado na Turquia sobre a plataforma CMF-B, criada por meio da aliança entre as montadoras Renault, Nissan e Mitsubishi.

A grande novidade do SUV é que ele consegue rodar até 980 km com um único tanque de combustível (pelo ciclo WLTP). Convertendo para facilitar a comparação, o número pode alcançar os 24,5 km/l.

Novo Renault Duster

O carro é equipado com um conjunto formado por um motor 1.6 a gasolina e um propulsor elétrico com bateria de 1.2 kWh, somando 140 cv de potência combinada.

Na versão E-Tech, ele vem de série com central multimídia com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque para permitir o controle de diversas funções em um só lugar. Outro destaque da lista de equipamentos é a conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.

Construído sobre a plataforma CMF-B, o modelo teve algumas mudanças no design, mas não perdeu sua identidade. O nome Renault fica em destaque na dianteira, e o logotipo da marca foi inserido na tampa do porta-malas e no miolo das rodas.

Chegada no Brasil

A terceira geração do SUV chegou apenas na Europa, enquanto no Brasil deve receber apenas uma reestilização e novidades na gama. A renovação completa só deve chegar por aqui em 2025.

Por lá, são quatro versões: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT. As três primeiras levam motor 1.6 aspirado que gera até 120 cv e 16,2 mkgf de torque, com câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada e CVT que simula sete marchas nas demais.

Já a versão Iconic Plus 1.3 TCe CVT é equipada com motor 1.3 turboflex TCe de 170 cv de potência e torque de 27,5 mkgf, combinado a um CVT com simulação de oito marchas.

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