Potência não é com eles! 10 carros com motor 1.0 mais fracos do Brasil
O desempenho dos motores 1.0 tem sido questionado por muitos motoristas, mas essa transformação reflete inovações tecnológicas e regulatórias.
A evolução dos motores 1.0 tem gerado discussões sobre seu desempenho atual. Muitos motoristas percebem uma redução na potência desses motores em comparação com o passado. No entanto, essa impressão está ligada a uma série de fatores que vão além da simples capacidade do motor.
Essas mudanças são influenciadas por avanços tecnológicos, regulamentações ambientais mais rígidas e a tendência crescente de eletrificação dos veículos. Assim, os motores menores buscam equilibrar eficiência e menor impacto ambiental.
Top 10 carros com motor 1.0 mais fracos
Veja a seguir uma lista que mostra a potência dos motores de carros 1.0 mais fracos da atualidade.
- Renault Kwid – 68 cavalos e 9,4 kgfm de torque
- Fiat Argo – 72 cavalos e 10,4 kgfm de torque
- Fiat Grand Siena, Uno e Mobi – 73 cavalos e 9,5 kgfm de torque
- Hyundai HB20 e HB20S – 75 cavalos e 9,4 kgfm de torque
- Volkswagen Gol, Voyage e Polo – 75 cavalos e 9,7 kgfm de torque
- Nissan Versa V-Drive – 77 cavalos e 10 kgfm de torque
- Chevrolet Joy e Joy Plus – 78 cavalos e 9,5 kgfm de torque
- Chevrolet Onix e Onix Plus – 78 cavalos e 9,6 kgfm de torque
- Renault Sandero e Logan – 79 cavalos e 10,2 kgfm de torque
- Ford Ka e Ka+ Sedan – 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque
Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)
Razões para a redução de potência
A tendência de downsizing tem sido uma prática comum na indústria automotiva. Isso envolve a redução no tamanho dos motores para torná-los mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões de poluentes.
Assim, mesmo com motores menores, eles conseguem entregar potência comparável à de motores maiores.
O custo também desempenha um papel importante. Por exemplo, o Renault Kwid 2024 oferece duas opções de motorização a preços acessíveis.
Por outro lado, o Fiat Mobi 2024 continua sendo o veículo novo mais barato no Brasil, destacando-se pela eficiência no consumo.
Desempenho ruim pode pedir manutenção
Desempenho dos motores pode ser afetado por vários fatores, como a qualidade do combustível e a manutenção inadequada. Problemas em componentes como velas de ignição e bicos injetores podem resultar em perda de potência. Uma manutenção regular pode evitar muitas dessas falhas.
Portanto, apesar das percepções de fraqueza nos motores 1.0, as realidades tecnológicas e econômicas indicam que esses modelos buscam um equilíbrio entre desempenho e sustentabilidade. Por outro lado, manter a manutenção em dia pode garantir que o desempenho não seja comprometido.