Pouca gente sabe, mas ciclistas e pedestres também podem ser multados
Pedestres e ciclistas precisam seguir normas do CTB, já que suas infrações também resultam em multas e penalidades específicas.
O Dia Internacional do Pedestre, comemorado em 8 de agosto, e o Dia Nacional do Ciclista, celebrado no dia 19 do mesmo mês, são duas datas importantes no Brasil. Elas levantam uma relevante questão sobre o rigor das normas de trânsito aplicadas a pedestres e ciclistas.
Nos últimos anos, muitos têm optado por caminhar ou pedalar em vez de usar veículos motorizados, seja por questões de saúde, economia ou praticidade. No entanto, mesmo sem veículos, pedestres e ciclistas são obrigados a respeitar as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Desrespeitar essas normas pode resultar em multas e outras penalidades, por isso, a conscientização sobre as regras é fundamental para a segurança de todos nas vias.
Multas para pedestres
O CTB estabelece regras específicas para garantir a segurança de pedestres nas vias brasileiras. Surpreendentemente, até mesmo aqueles que caminham podem ser multados por violações como caminhar em locais proibidos ou ignorar sinais de trânsito.
Todas as multas aplicadas aos pedestres são de natureza leve e custam R$ 44,19, metade do valor cobrado dos motoristas. Confira alguns exemplos de infrações para esse público:
- Andar ou permanecer em pistas de rolamento.
- Atravessar vias fora do local indicado.
- Não utilizar faixas ou passagens específicas.
- Realizar agrupamentos que perturbem o trânsito.
- Desobedecer à sinalização de trânsito.
Ciclistas também podem ser multados
Os ciclistas também enfrentam regulamentos rígidos. Conduzir uma bicicleta em calçadas não autorizadas ou de modo imprudente é uma infração média, punível com multa de R$ 130,16 e remoção do veículo.
É essencial que ciclistas conheçam seus direitos e deveres no trânsito, portanto, conheça algumas de suas obrigações:
- Priorizar ciclovias ou o lado direito das vias.
- Equipar bicicletas com itens de segurança.
- Empurrar a bicicleta em calçadas quando necessário.
Aplicação das infrações
Para identificar infrações de pedestres e ciclistas, agentes de trânsito registram o CPF do infrator. As multas não exigem carteira de motorista e ignorar o pagamento pode levar a sanções legais, incluindo a inclusão das informações do inadimplente nos cadastros de SPC e Serasa.
É vital que pedestres e ciclistas compreendam e sigam as normas do CTB para evitar penalidades, mas também para garantir sua proteção. A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada, e o cumprimento dessas diretrizes beneficia todos os envolvidos.