Poupe o bolso! Dicas poderosas para reduzir os gastos com seu carro

Um dos mitos para economizar energia é o fato de manter o carro em ponto morto, o que para alguns especialistas pode até gastar mais do que se o carro tiver engrenado.

Os motoristas estão sempre em busca de formas de economizar, principalmente em combustível. Para tanto, muitos procuram otimizar o consumo, mas não basta apenas escolher os caminhos mais curtos ou pesquisar postos com os melhores preços. Alguns cuidados básicos com o veículo podem ser decisivos para reduzir as despesas com álcool e gasolina.

Um dos cuidados mais simples e eficazes para se ter uma economia é manter os pneus sempre calibrados. Isso porque, com o item descalibrado, aumenta-se o atrito com o solo, exigindo mais esforço do veículo e, consequentemente, consumindo mais combustível. Além da calibragem, o rodízio e o alinhamento periódico dos pneus também são essenciais para evitar desgastes irregulares.

Optar por combustíveis de qualidade é outro ponto crucial. Combustíveis de baixa qualidade são consumidos mais rapidamente e podem acelerar a deterioração dos sistemas do veículo. Eles podem conter aditivos prejudiciais, como água e querosene, comprometendo o desempenho e a eficiência do motor. Por isso, é fundamental ter atenção no posto em que irá abastecer.

Outro fato que pode ajudar na economia de combustível é uma manutenção periódica, que pode evitar problemas futuros e melhorar o rendimento do veículo. O ideal é sempre verificar e trocar regularmente itens como filtros de ar, combustível e velas. Esses componentes, quando obstruídos, podem reduzir significativamente a eficiência do carro.

Andar no ponto morto ajuda a economizar combustível?

Muitos motoristas acreditam que colocar o carro no ponto morto, principalmente em descidas, é uma forma de economia; porém, esse pensamento é equivocado.

Ao descer em ponto morto, o motor continua em marcha lenta, consumindo combustível desnecessariamente. O ideal é descer com o carro engrenado, assim, o sistema de injeção identifica a ausência de aceleração e reduz ou até corta o consumo de combustível.

Como saber qual o rendimento do meu veículo?

Para monitorar o consumo do seu veículo, o motorista pode calcular o rendimento regularmente. Divida a quilometragem registrada no hodômetro pela quantidade de combustível abastecido.

Por exemplo, se você percorreu 600 km com 45 litros de gasolina, o rendimento seria de 13,3 km/l. Essa prática ajuda a identificar o consumo médio do veículo.

Além disso, o condutor precisa zerar o hodômetro após cada abastecimento para continuar monitorando o rendimento do veículo.

você pode gostar também