Powerbanks são perigosos? Veja por que companhias aéreas estão proibindo os carregadores portáteis

Companhias aéreas reforçam restrições a carregadores portáteis devido a incidentes de superaquecimento, com novas regras em países como China e Coreia do Sul.

Os carregadores portáteis, conhecidos como “powerbanks”, tornaram-se itens quase tão essenciais quanto os celulares.

Entretanto, à medida que seu uso cresce, surgem preocupações relacionadas à segurança, especialmente em aeronaves. Casos de superaquecimento têm sido relatados com mais frequência, gerando uma série de restrições.

Em um caso recente, um voo da Hong Kong Airlines teve que realizar um pouso emergencial na China após um incêndio dentro do avião.

Embora a causa exata não tenha sido divulgada, vídeos nas redes sociais sugerem que o incidente pode ter sido iniciado por um powerbank. Em resposta, Hong Kong anunciou novas regulamentações que entrarão em vigor em abril.

Incidentes recentes e medidas adotadas

Um incidente semelhante ocorreu em janeiro, quando um avião da Air Busan pegou fogo, possivelmente devido a um carregador portátil.

Como consequência, autoridades sul-coreanas impuseram novas regras, exigindo que os passageiros embalem seus dispositivos em sacos plásticos ou vedem suas portas.

Regulamentações na Coreia do Sul

Carregadores powerbanks viram alvo de medidas de segurança após incidente (Foto: Divulgação/Amazon)

A partir de março, a Coreia do Sul intensificou as diretrizes para o transporte de baterias de lítio em aeronaves. Os passageiros devem manter dispositivos como powerbanks e cigarros eletrônicos consigo, evitando os compartimentos superiores. Além disso, essas baterias não devem ser carregadas a bordo. Confira:

  • Limite de 5 baterias portáteis de até 100 Wh;
  • Baterias acima de 160 Wh são proibidas a bordo;
  • Armazenamento em sacos plásticos transparentes é obrigatório.

Riscos associados e regulamentações internacionais

Baterias de lítio, encontradas em diversos dispositivos eletrônicos, são uma preocupação antiga na aviação. Em 2016, a ICAO proibiu o transporte dessas baterias como carga em aviões de passageiros após acidentes fatais.

Atualmente, os dispositivos devem ser transportados na cabine para o monitoramento de falhas.

Avanços na triagem e segurança

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) identificou a necessidade de melhorar a triagem de bagagens de porão. Novas técnicas de detecção, como o uso de cães farejadores, estão sendo exploradas para aumentar a segurança.

Com o aumento dos incidentes, as companhias aéreas e os reguladores globais reforçam suas medidas para garantir a segurança durante os voos. Apesar da conveniência dos power banks, é essencial que os passageiros sigam rigorosamente as regulamentações para evitar riscos desnecessários.

você pode gostar também