Prazo no limite: 8 mil pessoas podem ficar sem CNH NESTE ESTADO
Dia 31 de dezembro termina o prazo para conclusão de processos de primeira habilitação iniciados na pandemia.
A pandemia ainda deixa marcas no funcionamento de muitos órgãos a partir da extensão de prazos. Um deles, acaba no próximo dia 31 de dezembro. Trata-se da conclusão de processos de primeira habilitação que tiveram início durante a pandemia de Covid-19, seja para categoria A (moto) ou B (carro).
Diante desse cenário, só no estado do Mato Grosso do Sul, há 7,9 mil pessoas “estacionadas” na etapa do exame prático. Deste montante, 3,9 mil residem em Campo Grande.
Prazo limite
Para os casos em que o candidato à CNH já tiver sido aprovado em uma das categorias terão suas permissões para dirigir impressas automaticamente após o prazo do dia 31 de dezembro. Para isso, é preciso que os exames médicos estejam dentro do prazo de validade solicitado.
Como forma de tentar diminuir o número de pessoas que perderão o processo iniciado na pandemia, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran-MS) atuou à frente de diversas medidas com foco na ampliação de oferta de vagas para exames práticos de direção. Assim, ocorreram mutirões, ampliação no número de vagas durante a semana, assim como inclusão do sábado e até mesmos feriados no cronograma de agendamentos das provas.
Apesar desses esforços, muitos mutirões, por exemplo, ficaram muito abaixo do quantitativo de vagas disponíveis. A situação foi ainda pior em datas que antecediam feriados. Um exemplo claro disso foi a ação do dia 4 de setembro, em que houve o preenchimento de apenas 54% das 300 vagas. O quadro também foi semelhante no feriado do dia 15 de novembro. Dessa vez, houve o preenchimento de apenas 8% das 320 vagas.
Outras iniciativas
O Detran-MS também atuou em outras frentes como, por exemplo, chamar os representantes dos Centros de Formação de Condutores para o alinhamento de demandas. Dentre os ajustes, houve a mudança do horário de liberação de agendamento de 9h para 17h, além da unificação do exame prático de categoria A para quarta-feira, deixando, assim, a sexta livre para aplicação de exame da categoria B.
Por fim, até o final do mês também terá a manutenção de vagas extras para exames práticos aos sábados.