Precisa encher os pneus run-flat? Como funciona a tecnologia

Se seu carro possui pneus run-flat e você sofre um pneu furado, o que fazer? Eis o que você precisa saber.

Um pneu run-flat é um pneu projetado para manter a funcionalidade segura e controlável mesmo após ser furado ou perder repentinamente pressão.

Usando um conceito de construção diferente dos pneus radiais padrão, os pneus run-flat de autossuporte apresentam paredes laterais mais espessas e reforçadas feitas de borracha resistente ao calor, o que permite que o pneu suporte o peso do veículo, mantendo em grande parte sua forma e desempenho regulares, apesar da redução ou perda completa da pressão do ar.

Um design alternativo de pneu run-flat é o dos pneus com anel de suporte. Dependendo de um anel de suporte interno endurecido dentro do pneu, frequentemente feito de borracha ou outro material, os pneus com anel de suporte também conferem ao pneu as mesmas habilidades pós-furo que os pneus run-flat de autossuporte.

Como os pneus run-flat não dependem da pressão do ar para a rigidez da parede lateral e para suportar as cargas laterais e transversais, eles podem ser conduzidos com segurança após um furo, embora a uma velocidade limitada e por distâncias limitadas, ainda exigindo uma parada iminente.

Um terceiro tipo de tecnologia que alivia furos é o pneu auto-selante.

Em vez de focar na manutenção da rigidez do pneu com pouca ou nenhuma pressão de ar, os pneus auto-selantes possuem uma camada espessa de selante de polímero pegajoso no interior do pneu, que tem o objetivo de selar imediatamente qualquer furo pequeno – até 5-6mm de diâmetro – impedindo que o ar escape e que o pneu perca mais pressão.

Claro, idealmente, você precisa saber com antecedência que tipo de furo provavelmente encontrará para escolher o tipo certo de pneu.

Um corte na parede lateral de um pneu, por exemplo, em grande parte anularia qualquer benefício de um pneu run-flat de autossuporte ou pneu auto-selante – com o primeiro perdendo a resistência da parede lateral e o segundo só sendo capaz de selar uma perfuração na banda de rodagem do pneu, não na parede lateral. Nessa situação, um pneu com anel de suporte seria a melhor opção; no entanto, esses normalmente requerem a instalação de aros ou rodas específicos no veículo.

Quão longe você pode dirigir com pneus run-flat?

Longe de ser algo que você pode ignorar ou não se preocupar, um pneu run-flat furado ou danificado ainda precisa ser reparado ou substituído, ou, pelo menos, inspecionado adequadamente por um técnico de pneus qualificado.

Dito isso, em comparação com um pneu convencional, um pneu run-flat significa que você pode continuar dirigindo por uma curta distância, permitindo maior flexibilidade em vez de forçá-lo a parar mais cedo e trocar o pneu imediatamente.

Isso significa que você pode evitar potencialmente se colocar em risco ao trocar um pneu à beira da estrada, sujando as mãos, lidando com condições climáticas desfavoráveis ou pressões de tempo e até mesmo significa não mais esperar por assistência à beira da estrada ou por um bom samaritano para ajudar. Melhor ainda, evita que você fique completamente preso ou encalhado em algum lugar onde você preferiria não estar.

Os pneus run-flat também reduzem a chance de dirigir com um pneu vazio ou perigosamente subinflado.

À medida que a pressão do ar diminui, um pneu convencional – e, portanto, seu veículo – sofre uma redução fundamental no desempenho e no controle. Ainda pior, se o pneu e a roda se separarem, há uma possibilidade muito real de expor a roda à superfície da estrada, onde ela pode afundar e, possivelmente, causar um capotamento.

Em termos de quão longe você pode ir com pneus run-flat, a maioria dos fabricantes de pneus concorda que até 80 km a até 80 km/h é a diretriz.

A distância e a velocidade são limitadas, pois, mesmo com um pneu run-flat, a parede lateral do pneu continuará a colapsar gradualmente assim que o pneu for perfurado e a pressão do ar começar a ser perdida. Se você exceder as recomendações do fabricante para distância ou velocidade, aumentará o potencial de superaquecimento do pneu e comprometerá ainda mais a resistência da parede lateral e as propriedades de manuseio.

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