Preço das baterias de carros elétricos deve cair nos próximos anos
Estimativa do Goldman Sachs Research é de queda média anual superior a 10% nos preços de baterias até o ano de 2030.
O banco Goldman Sachs Research divulgou uma previsão interessante para os motoristas que desejam comprar um veículo eletrificado. Um levantamento recente da instituição mostra que os preços das baterias de carros elétricos devem cair em média 11% por ano até 2030.
A estimativa é de queda de US$ 99 (cerca de R$ 480 na cotação atual) por ano até 2025, um recuo de 40% na comparação com 2022. Segundo o codiretor da pesquisa, Nikhil Bhandari, a desvalorização média será de 11% ao ano entre 2023 e 2030.
Até 2025, a expectativa é que comprar um carro elétrico custe o mesmo que adquirir um modelo a combustão. A participação dos EVs no mercado global saltará de 2% em 2020 para 17% em 2025, atingindo um pico de 35% em 2030. Uma década depois, em 2040, eles poderão representar de 64% a 86% das vendas.
Cenário de preços
Os analistas consideram que parte da redução será resultado da queda nos custos das matérias-primas das baterias dos elétricos, como lítio, níquel e cobalto.
“A redução nos custos das baterias pode levar a preços de veículos elétricos mais competitivos, a uma adoção mais ampla pelos consumidores e a um maior crescimento no total de mercados endereçáveis para veículos elétricos e baterias”, diz Bhandari.
A China será o grande destaque no quesito preços competitivos, superando grandes mercados como Europa e Estados Unidos. “Acreditamos que o mercado de EV na China poderá estar mais próximo de uma fase de adoção de EV liderada pelo consumidor”, acrescenta o especialista.