Preços dos carros novos atingiram nova alta em outubro

Péssima hora para procurar um carro novo. As marcas têm se concentrado em versões e modelos que lhes proporcionem mais lucros.

A tempestade perfeita. É assim que muitos definem o momento em que vive o mercado automotivo no Brasil. A pandemia trouxe mais incertezas para a situação que já existia neste momento de mudança tecnológica e também trouxe uma crise de semicondutores que paralisou fábricas e trouxe atrasos nas entregas de carros novos.

Péssima hora, então, para procurar um carro novo. As marcas têm se concentrado em versões e modelos que lhes proporcionem mais lucros. As montadoras estão deixando de lado os modelos mais baratos e com margem menor. Basta ver o encerramento da produção do Fox. Os compradores se lançaram em busca de carros usados, que também aumentaram seu preço.

Os números até setembro são um reflexo dessa situação. Houve uma queda de 10,2% em relação ao mês de agosto, quando o país passou por fechamento de várias fábricas. Apesar desses dados, houve crescimento em relação ao ano passado. Em relação a 2020, houve crescimento de 14,8%.

Em meio a esse panorama, ocorrem aumentos contínuos de preços. Os atrasos nas entregas continuarão, com prazos bastante elevados na maioria dos casos (as marcas asiáticas são um pouco menos afetadas). Claro, a escalada que vimos desde março parece ter parado, com preços muito semelhantes aos do mês passado.

Preços

A evolução dos preços é muito diversa. Os carros pequenos moderam seus preços. Já os utilitários e compactos têm uma taxa praticamente idêntica à do mês anterior. São os carros grandes e os utilitários esportivos familiares os modelos que mais aumentam seus preços em outubro.

 

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