Pró e contras: vale a pena pagar a partir de R$ 90 mil no Jeep Compass usado?
SUV que já foi o mais vendido da marca fez um sucesso inesperado e ultrapassou até mesmo o irmão, o Renegade.
Em 2016, o lançamento do Jeep Compass agitou o mercado e gerou um sucesso maior do que a própria montadora esperava. Já como modelo 2017, o SUV rapidamente se tornou o mais vendido da marca, ultrapassando até mesmo o irmão Renegade.
Mesmo com uma nova geração do carro próxima de estrear, a demanda no mercado de usados continua consistente. Seu design sedutor e versões de grande sucesso, como a Longitude com motor 2.0 Flex, fazem dele uma mina de ouro para a Jeep.
Versões do modelo
A configuração de maior sucesso do SUV é a Longitude, equipada com motor 2.0 Flex com 166/159 cv e 20,5/19,9 kgfm e câmbio automático de seis marchas. A lista de itens de série inclui ar-condicionado digital bizona, sensores e câmera de ré, banco do motorista elétrico, ESP, piloto automático, chave presencial, faróis com luzes diurnas de LED, rodas aro 18 e central multimídia com tela de 8,4”.
Essa foi a versão que conquistou o público, seja pelo acabamento premium ou pelo porta-malas de 410 litros. Existe ainda a opção com motor 2.0 diesel de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
Da Longitude veio a série Night Eagle, que se diferencia pela pintura preta nas rodas, grade dianteira, saídas de ar-condicionado, friso das janelas e apliques do console central. A edição especial, vendida em duas variações da cor preta, acrescenta airbags laterais, bancos de couro, sensores crepusculares e de chuva, entre outros itens.
Dando um passo atrás, a versão Sport é a mais em conta da linha, identificada pelo ar-condicionado manual, rodas aro 17 e central multimídia com tela de 5”. Além disso, alguns de seus componentes, como as maçanetas, não são pintados na mesma cor da carroceria.
Outra configuração lançada do Jeep Compass é a Trailhawk, disponível apenas com motor a diesel para quem gosta de trilhas. O pacote de equipamentos é basicamente o mesmo da configuração Limited, mas inclui suspensão mais alta, protetores em alguns itens e ganchos para fixação da bagagem no porta-malas.
Vale citar também a versão S, opção mais requintada que incorporou piloto automático adaptativo, monitoramento de mudança de faixa com correção ativa e aviso de colisão frontal com frenagem automática.
Pontos negativos
Nem tudo são flores no Compass. Entre os principais defeitos do modelo, podemos citar as folgas prematuras nas buchas da barra estabilizadora, que geram muito barulho na suspensão. Os pneus também apresentam muitos problemas de alinhamento, mas é o odor constante de mofo na cabine que mais incomoda os proprietários.
Vale citar os trancos e irregularidades no funcionamento do câmbio das versões com tração 4×4, além dos cinco recalls realizados pela marca.
Tabela de preços
- Compass Sport 2.0 flex 4×2: a partir de R$ 89.943
- Compass Sport 2.0 flex 4×4: a partir de R$ 95.702
- Compass Longitude 2.0 flex 4×2: a partir de R$ 97.601
- Compass Night Eagle 2.0 flex 4×2: a partir de R$ 102.597
- Compass Limited 2.0 flex 4×2: a partir de R$ 99.818
- Compass S 2.0 diesel 4×4: a partir de R$ 133.249
- Compass Longitude 2.0 diesel 4×4: a partir de R$ 111.735
- Compass Night Eagle 2.0 diesel 4×4: a partir de R$ 120.055
- Compass Limited 2.0 diesel 4×4: a partir de R$ 123.472
- Compass Trailhawk 2.0 diesel 4×4: a partir de R$ 118.289