Projeção: Alfa Romeo GTS 2021; um Giulia GT reinventado
Se a Alfa Romeo lançasse um cupê esportivo para competir nas terras do BMW M2, como seria esse modelo?
Se a Alfa Romeo lançasse um cupê esportivo de proporções compactas para competir nas terras do BMW M2 e inspirando-se em alguns ícones de seu passado, como seria esse modelo?
Essa é essencialmente a pergunta que o designer brasileiro Guilherme Araujo, que trabalha na Ford na Turquia, teve que se perguntar para projetar nas horas vagas aquele que chamou de Alfa Romeo GTS.
Legado
Frente e lateralmente, a criação de Araujo evoca inevitavelmente o Alfa Romeo Giulia GT da década de 1960 assinado por Bertone, mas a renderização não é excessivamente “retro”.
Encontramos faróis dianteiros redondos encaixados em ambos os lados da grade, partes dianteiras e traseiras truncadas, um capô quase horizontal, um para-brisa muito inclinado e linhas muito limpas.
Na parte traseira, duas linhas horizontais fornecem iluminação sob uma moldura oca em seu centro.
A história impossível de um novo carro esportivo Alfa Romeo
O spoiler dianteiro, os guarda-lamas muito largos e o difusor que serve para absorver ou evacuar o ar sugerem o temperamento quente do automóvel, que tem a elegância de dispensar o spoiler.
Guilherme Araujo revela suas dimensões: 4,47 m de comprimento, 2 m de largura e 1,40 m de altura.
Este estudo de estilo independente nos lembra que em 2018 a Alfa Romeo prometeu o retorno do GTV na forma de um cupê de quatro lugares que ofereceria mais de 600 cv na versão Quadrifoglio.
A imagem então publicada como um teaser sugeria um design próximo ao da atual Giulia. Infelizmente, em 2019, este projeto foi abandonado. A Alfa Romeo agora faz parte do grupo Stellantis e nenhum modelo esportivo parece estar no cronograma.