Projeção ousada: frota de carros elétricos pode crescer 10 vezes até 2030, diz estudo

Estudo aponta que mix de fontes energéticas renováveis cresce, assim como a demanda de energia fóssil entra em declínio.

Diante das inúmeras crises climáticas, uma projeção futura indica uma tendência crescente no mix de fontes de energia renovável. Até 2030, espera-se que elas representem 50% de todo o sistema energético global.

Atualmente, as fontes renováveis correspondem a apenas 30% desse total. Um exemplo notável dessa mudança é que a energia solar fotovoltaica deverá gerar mais eletricidade do que todo o atual sistema energético dos Estados Unidos.

Outra transformação significativa está relacionada ao perfil de consumo de automóveis. A quantidade de veículos elétricos deve aumentar dez vezes até o início da próxima década. Isso resultará em bombas de calor e outros sistemas de aquecimento elétrico superando o uso de combustíveis fósseis.

Projeções

Além disso, quando se trata de energia limpa, a expectativa é que haja três vezes mais investimento em novos projetos eólicos offshore em comparação com os investimentos em centrais elétricas a gás e carvão.

Todos esses dados fazem parte de um estudo realizado pela Agência Internacional de Energia e indicam que esse movimento em direção a fontes renováveis deverá impactar diretamente na demanda por combustíveis fósseis. Assim, o petróleo, o gás natural e o carvão, que já foram responsáveis por 80% da produção de energia no mundo, deverão reduzir sua participação para 73% até 2030.

Em resumo, as informações do relatório contradizem as projeções da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que tem um interesse primordial na manutenção de seus negócios. Ela prevê um aumento constante no consumo até 2045, atingindo 116 milhões de barris diários. Por outro lado, a Agência Internacional de Energia afirma que até 2030 a produção de combustíveis fósseis terá diminuído para 54,8 milhões de barris por dia.

você pode gostar também