Proprietários DESTE modelo estão recebendo reembolso total fora do Brasil. Veja o motivo

Apesar de continuar à venda no mundo inteiro, o crossover compacto elétrico apresentou grandes falhas de software.

A BMW se envolveu em uma grande polêmica após os proprietários do Volvo EX30 começarem a devolver seus carros no Reino Unido. Devido a grandes falhas no software, a empresa tem reembolsado os compradores do veículo, que continua à venda em diversos países.

O modelo totalmente elétrico produzido na China tem um visual ousado e muitos itens de acessibilidade, mas o que chamou a atenção nos últimos dias foram os problemas no sistema. As principais falhas do EX30 se concentram na tela central sensível ao toque, que controla recursos como os faróis e o computador de bordo.

Volvo EX30 (Foto: Divulgação/Volvo)

Segundo relatórios, a tela ficou totalmente preta em muitas unidades vendidas no Reino Unido, colocando o motorista em uma situação complicada e até arriscada.
Outros problemas incluem dificuldades no funcionamento dos botões do volante, falhas de carregamento não relacionadas aos carregadores, ativação aleatória do sistema de freio de emergência e informações imprecisas de tempo e autonomia. Também há relatos de reinicialização dos perfis de motorista e mau funcionamento em auxílios à condução.

Apesar da confusão, o Volvo EX30 segue à venda nos países da nação, embora tenha sido removido temporariamente do site da marca para atualização para o modelo 2025. O carro tem feito sucesso ao redor do mundo, com mais de 11 mil unidades vendidas em maio.

Problemas anteriores

Mesmo antes do lançamento, o modelo vinha enfrentando problemas com falhas de software e a montadora até realizou um recall para corrigir um defeito que fazia o velocímetro entrar em modo de teste após o acionamento do carro. A resolução veio por meio de uma atualização de software over-the-air.

Em resposta à situação mais recente, um porta-voz da Volvo lamentou o ocorrido:

“Reconhecemos que isso não é o que eles esperam de seu carro Volvo, e estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível com o mínimo de inconveniência para nossos clientes”, disse.

A Volvo destacou seu compromisso em apoiar os consumidores e reiterou que, apesar dos problemas, a resposta dos clientes ao novo EX30 tem sido positiva.

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