Pule o perrengue! Dicas infalíveis para conseguir carro por app no Carnaval (sem pagar uma fortuna)

Com muita gente solicitando o serviço ao mesmo tempo, o preço tende a subir. Saiba como driblar a alta dos preços.

Uma coisa é fato: o país já está em clima de Carnaval, com milhões de foliões de preparando para curtir os blocos país afora. No entanto, na hora de se divertir com segurança, muita gente opta por deixar o carro na garagem, mas enfrenta o desafio de conseguir um carro de aplicativo em meio a uma multidão com o mesmo objetivo. Esse cenário de alta demanda reflete, claro, nos preços. Aí parece quase impossível conseguir um transporte rápido, seguro e com preço justo.

Mas saiba que não é impossível, se houver algum planejamento. Por isso, a Associação de Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp) separou algumas dicas que podem facilitar a vida do folião.

Planeje-se para pagar menos

Para fugir das tarifas dinâmicas, que deixam as corridas mais caras em locais em que a demanda é alta, saia de casa mais cedo. Uma dica é verificar pontos próximos ao destino, mas que não estão dentro da área de concentração do bloco escolhido, por exemplo.

O mesmo vale na hora de ir embora. Procure um local um pouco mais distante da concentração de pessoas, mas ainda assim seguro, para solicitar o seu carro de aplicativo.

Cuidado ao usar diferentes aplicativos

É claro que é muito bem-vindo checar o valor e tempo de espera das corridas em aplicativos de mobilidade diferentes. No entanto, não solicite a corrida em várias empresas ao mesmo tempo. Isso porque, o motorista irá se deslocar e você pagará inclusive pela viagem que não fizer.

Negocie

Alguns aplicativos, como o caso do InDrive e a opção 99 Negocia permitem combinar o preço do trajeto diretamente com o motorista. Assim fica mais fácil conseguir um valor que caiba no bolso e agrade todo mundo.

Evite cancelamentos

Algumas medidas simples podem evitar que o motorista cancele em momentos de alta demanda. A primeira dica é não colocar mais de quatro passageiros no mesmo carro. Se estão em um número maior de pessoas, chame dois carros. Igualmente, facilite a vida do motorista escolhendo regiões com o trânsito mais ameno na hora de solicitar a corrida.

O mesmo vale ao destino, opte descer um pouco antes se for uma região muito movimentada. Isso porque, muitos motoristas cancelam corridas para lugares com congestionamento para não perderem tanto tempo com uma única corrida.

Seja mais criterioso ao entrar no carro

Cuidado para, no meio da confusão, não entrar no carro errado. O perigo pode ser ainda maior se o condutor do veículo estiver mal-intencionado. Redobre a atenção à placa do veículo, assim como ao nome do motorista

Bebida alcoólica

Plataformas como, por exemplo, a Uber e a 99 recomendam que motos não sejam solicitadas por pessoas que consumiram bebida alcoólica.

Por isso, principalmente após consumir bebida alcoólica, aumente a atenção à placa do veículo e ao nome do motorista. Se bebeu, opte por solicitar um carro. Afinal, é necessário que o usuário tenha condições de manter o equilíbrio durante uma viagem de moto, evitando acidentes.

Use os recursos de segurança

Hoje tais aplicativos já possuem ferramentas de proteção para serem usadas antes, durante e depois de cada viagem. A premissa vale tanto para o motorista quanto para os passageiros. Portanto, abuse dos recursos de compartilhamento de rota, gravação de áudio e ligação para a polícia, se necessário.

Seja empático com seus amigos

Ao perceber que alguém da turma passou dos limites e não consegue tomar decisões por conta própria, seja empático. Acompanhe-o até em casa ou um lugar seguro, de preferência deixando-o com pessoas de confiança. Jamais deixe alguém em situação de vulnerabilidade.

você pode gostar também