Pura ilusão! 5 hábitos que parecem economizar combustível, mas na verdade gastam mais
Hábitos comuns para economizar combustível podem causar o efeito contrário, ou seja, o aumento no consumo e danos aos veículos.
Motoristas frequentemente adotam medidas visando à redução do gasto de combustível, acreditando estar economizando. Contudo, algumas dessas práticas podem gerar o efeito oposto, elevando o consumo e reduzindo a vida útil dos componentes do carro. Diversos especialistas alertam para os riscos associados a essas medidas equivocadas.
Calibrar os pneus é essencial para a eficiência do veículo, mas deve ser feita corretamente. Além disso, práticas como dirigir na “banguela” podem comprometer a segurança e aumentar o consumo. Conheça cinco erros comuns na busca por economia que, na verdade, tornam o veículo mais gastão.
5 hábitos que parecem economizar combustível, mas podem acabar gastando mais
1. Uso do ar-condicionado em rodovias
O ar-condicionado pode aumentar o consumo em até 20%, mas abrir as janelas em alta velocidade também eleva o consumo devido à turbulência. Em dias quentes, manter o ar ligado e as janelas fechadas pode ser mais eficiente para poupar combustível.
2. Perigos de dirigir na “banguela”
Andar em ponto-morto, conhecido como “banguela”, não reduz o consumo. Pelo contrário, o sistema de injeção funciona melhor com o câmbio engrenado, consumindo menos combustível. Além disso, essa prática pode danificar a transmissão e sobrecarregar os freios, especialmente em descidas.
3. Combustível barato nem sempre é vantajoso
Abastecer em postos com preços muito abaixo da média pode indicar combustível adulterado. Solventes e etanol com água afetam o motor e seus componentes. Sempre escolha postos conhecidos e solicite a nota fiscal para comprovar a compra.
4. Impacto de motor frio no consumo
Deslocamentos curtos não permitem que o motor atinja a temperatura ideal, aumentando o consumo. É necessário que o motor funcione por mais de 15 minutos para atingir a lubrificação adequada. Motores abastecidos com etanol enfrentam ainda mais problemas em climas frios.
5. Calibragem inadequada dos pneus
A calibragem dos pneus deve ser feita com eles frios. Um estudo da Continental mostrou que 34% dos motoristas em São Paulo e Jundiaí, de um total de 3,5 mil veículos, usavam pneus descalibrados. A cada 3 psi abaixo do indicado, o consumo aumenta 2%.
Pneus calibrados incorretamente, especialmente quando estão quentes, elevam a área de contato com o solo e o consumo. Recomenda-se calibrar os pneus com o veículo parado há pelo menos uma hora ou após rodar menos de 3 km em baixa velocidade.