Quais as cidades com os carros mais baratos do Brasil? Diferença de preço chega a 20%
Em algumas regiões, veículos podem custar até 20% menos do que em outras cidades do país.
Os preços dos carros novos estão nas alturas, mas alguns brasileiros têm a vantagem de encontrar os modelos por valores mais baixos. Em algumas cidades brasileiras, os automóveis zero-quilômetro são mais baratos do que no restante do país.
Isso não é segredo e pode ser constatado até mesmo nos canais oficiais da marca. Um bom exemplo é a Toyota, que oferece a Hilux SRX 2024 com um preço cerca de 20% menor em Macapá (AP) do que nas outras cidades brasileiras. A picape também sai por uma diferença semelhante se comprada na Zona Franca de Manaus, no Amazonas.
Na capital amazonense, parcerias e incentivos fiscais voltados ao desenvolvimento da região tornam mais atraentes os preços de utilitários, picapes e motocicletas. Algumas fabricantes oferecem, por exemplo, isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os produtos.
Até pouco tempo atrás, São Paulo também era uma das cidades que vendiam os carros mais baratos do Brasil, mas isso mudou com o aumento do ICMS. O tributo passou de 12% para 14,5% em 2021 para reduzir o impacto da pandemia sobre a arrecadação do governo paulista.
Por que os preços dos carros variam por região?
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O primeiro fator que influencia na variação dos preços dos veículos entre as regiões brasileiras é os impostos. Cada estado pode definir sua própria alíquota de ICMS, tributo que incide sobre os produtos e pode elevar bastante os valores.
O custo do transporte também entra na conta, ou seja, quanto a empresa gasta para levar seus automóveis da fábrica até as concessionárias. Nesse sentido, quanto maior for a distância entre a região e os locais de produção, maior será o gasto com frete.
Outro fator que afeta a precificação é a lei da oferta e da demanda, que, nesse cenário, é impactada pelo poder aquisitivo dos moradores e por suas preferências, por exemplo.
Também vale citar a concorrência, já que a quantidade de concessionárias e revendedoras ajuda a ditar os preços. Quanto mais empresas do setor existem em determinada região, maiores são as chances de o cliente encontrar promoções, descontos e condições especiais.