Quais carros tiveram desempenho insatisfatório em testes de colisão?
Latin NCAP divulgou uma lista de veículos que apresentaram índices preocupantes nos testes de colisão, destacando a importância da segurança veicular.
Nos últimos anos, os consumidores de automóveis têm se deparado com desafios ao escolher veículos seguros. Os testes de colisão realizados pelo Latin NCAP revelaram resultados alarmantes para diversos modelos populares.
A segurança, muitas vezes negligenciada na hora da compra, destaca-se como uma questão importante que necessita de uma solução eficaz. O grupo Stellantis, responsável por marcas como Fiat e Citroën, é destaque negativo nas avaliações, tendo recebido críticas severas do Latin NCAP.
Desempenho preocupante em testes de colisão
Modelos como Fiat Argo, Cronos e Citroën C3 foram classificados com zero estrelas no programa, um alerta para seus proprietários e potenciais compradores. Veja alguns destaques negativos da última edição.
Renault Duster: alarmantes falhas de segurança
Lançado em 2021, o Renault Duster obteve nota zero no teste do Latin NCAP. O modelo contava apenas com airbags frontais, comprometendo a proteção lateral. A partir de 2024, a Renault incluiu seis airbags, mas as versões anteriores ainda preocupam.
Toyota Yaris: reavaliação rigorosa
O Toyota Yaris, entre 2019 e 2021, viu sua classificação de segurança despencar de quatro para uma estrela após revisões de critérios do Latin NCAP. A abertura inesperada de portas durante colisões laterais foi um dos problemas apontados.
A marca, contudo, respondeu com melhorias nos modelos de 2023, introduzindo sete airbags de série.
Citroën C3: um retrocesso na segurança
Desde seu lançamento em 2022, o Citroën C3 enfrenta críticas após receber zero estrelas no Latin NCAP. Com apenas dois airbags, o modelo apresentou deficiências estruturais significativas, refletindo uma fraca conformidade com as normas de segurança globais.
Fiat Argo e Cronos: falta de proteção
Os modelos Fiat Argo e Cronos, testados em 2021, receberam zero estrela devido à baixa proteção para ocupantes e pedestres. Apenas em 2024, controles de tração e estabilidade foram incluídos, mas com airbags limitados aos frontais.
Fiat Strada: estrutura instável
A Fiat Strada obteve apenas uma estrela nos testes de 2022, destacando uma estrutura instável e acionamento insatisfatório dos airbags laterais na versão de cabine dupla. A crítica à Stellantis indicou a necessidade de melhorias significativas nos modelos. Veja os percentuais de proteção:
Versão | Ocupante Adulto | Ocupante Infantil | Pedestres | Assistência |
---|---|---|---|---|
Cabine Simples | 47,47% | 22,08% | 40,23% | 41,86% |
Cabine Dupla | 41,39% | 52,96% | 40,23% | 48,84% |
No mercado brasileiro, a segurança veicular continua a ser um tema crucial. Apesar das notas baixas, as vendas dos modelos listados seguem elevadas, evidenciando a urgência de maior conscientização dos consumidores sobre a segurança.
O Latin NCAP segue pressionando as montadoras para elevar seus padrões de proteção aos ocupantes.