Quais hatches disponíveis no mercado ainda valem a pena?

Modificações importantes em alguns modelos colocaram a categoria mais uma vez entre as preferidas dos brasileiros.

É verdade que os SUVs são atualmente os modelos preferidos dos brasileiros, mas isso não significa que os hatches não tenham seu lugar cativo no coração dos motoristas. A categoria de veículos voltou a ganhar espaço no Brasil após passar por grandes transformações em apenas um ano.

Depois de algumas repaginadas feitas pelas montadoras, os hatches voltaram a ser considerados boas compras. Contudo, nem todas as opções interessantes passaram por alterações recentes ou estão no topo das listas de mais vendidos do país.

Hatches favoritos

Na categoria de modelos favoritos, não tem para ninguém com Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. O primeiro lidera absoluto no segmento com 102,8 mil vendas e boas configurações para todos os gostos e bolsos.

Em seguida vem o Chevrolet Onix, campeão nacional de vendas entre 2015 e 2020 e vice na categoria em 2023 com 97 mil emplacamentos. O carro tem opções com motor 1.0 aspirado ou motor 1.0 turbo, além de opções automáticas e com design esportivo.

A lista dos favoritos fecha com o Hyundai HB20, que emplacou 86 mil unidades neste ano após uma repaginada no visual. Ele tem configurações com motor 1.0 aspirado com o 1.0 turbo e versões automáticas, mas também o menor porte entre os três.

Subcompactos têm espaço

Os subcompactos são mais uma subcategoria de hatches que fizeram sucesso em 2023. Seus únicos representantes são o Fiat Mobi (69 mil vendas) e o Renault Kwid (com 60 mil), que por terem preços mais acessíveis, acabaram ganhando a preferência de empresas e motoristas por aplicativo.

Coadjuvantes são simples ou caros

Logo abaixo vem uma seleção de modelos considerados coadjuvantes em razão do acabamento simples, preço alto ou design ultrapassado. Três carros entram nessa lista: Citroën C3 (25 mil emplacamentos), Toyota Yaris (21 mil) e Honda City (10 mil).

Dois injustiçados

Um modelo injustiçado da categoria hatch é o Fiat Argo, que perdeu espaço para o Mobi dentro da estratégia da marca. Com 64 mil unidades vendidas, o compacto popular não tem motor turbo, mas entrega custo-benefício, design e boa dirigibilidade.

O grande campeão no quesito injustiça é o Peugeot 208, automóvel que leva o motor 1.0 turbo do Fiat Pulse e oferece qualidade, design e comportamento dinâmico. Eleito o Melhor Hatch do Brasil no Prêmio Trend Car 2024, ele não foi muito além das 26 mil vendas no ano.

Fora de linha

Renault Sandero e Volkswagen Gol foram retirados de linha pelas respectivas fabricantes e deixaram de ser considerados boas compras.

Avaliação de compra

  • Ótima compra: Volkswagen Polo e Honda City
  • Muito boa compra: Chevrolet Onix e Hyundai HB20
  • Compra pelo preço: Fiat Mobi e Renault Kwid
  • Boa compra: Fiat Argo e Peugeot 208
  • Boa compra: Citroën C3 e Toyota Yaris
  • Má compra: Volkswagen Gol e Renault Sandero
você pode gostar também