Quais os melhores estados do país para ter um veículo elétrico
Governos estaduais oferecem incentivos fiscais para motoristas que preferem ter um carro eletrificado.
A tendência mundial de eletrificação da frota veicular chegou ao Brasil, e apesar do ritmo mais lento em relação a outros países, o número de carros elétricos nas ruas está aumentando. Mesmo dentro do país, ter um automóvel como esse pode ser mais vantajoso em certos estados do que em outros.
Essa diferença fica bem nítida quando o assunto é infraestrutura. São cerca de 500 pontos de carregamento públicos em todo o território nacional, sendo dez deles ao longo da Via Dutra, rodovia que conecta Rio de Janeiro e São Paulo. Em certas capitais, não há nenhum ponto.
Outra questão são os incentivos fiscais para proprietários de veículos mais sustentáveis. Em São Paulo, por exemplo, a Assembleia Legislativa do Estado oferece aprovou um projeto para isentar o IPVA de elétricos, híbridos e carros movidos a hidrogênio, mas ele foi vetado pelo governador Tarcísio Freitas (Podemos).
Outros nove estados adotaram propostas semelhantes, além do Distrito Federal. São eles: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paraná e Rio Grande do Sul.
Melhores estados para ter um elétrico
Apesar do revés na isenção do IPVA, São Paulo continua sendo uma boa estado para ter um eletrificado por conta da quantidade de postos de carregamento. Por outro lado, para quem quer economizar, os locais onde há redução ou isenção do tributo são as melhores opções.
O Distrito Federal, por exemplo, concede 100% de isenção no imposto para carros elétricos. O Maranhão também oferece o benefício, mas apenas para modelos movidos a baterias, excluindo os híbridos.
Em Minas Gerais, o IPVA é isento para carros elétricos e híbridos fabricados no próprio estado. Já o Rio de Janeiro cobra alíquota de 0,5% para 100% elétricos e de 1,5% para híbridos. As regras adotadas por cada estado devem ser consultadas junto ao Detran.
Emplacamentos
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 175,5 mil unidades de veículos eletrificados foram vendidas no Brasil desde 2012. Desse total, 40% foram emplacados em São Paulo.
O volume vem aumentando mais expressivamente desde 2018, quando a quantidade de carros elétricos comercializados no país chegou a 11,9 mil. Os números cresceram progressivamente em 2019 (19,7 mil), 2020 (35 mil) e 2021 (49,3 mil). Em 2023, são esperados 49 mil emplacamentos.