Quais veículos podem ser dirigidos com CNH A, B, C, D, E?
A CNH possui cinco categorias, e cada uma delas permite dirigir um tipo específico de veículo.
Até o momento, existem cinco categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa documentação, que existe desde 1994, comprova a aptidão da pessoa para dirigir ou pilotar um automóvel.
Dessa forma, sua emissão é repleta de regras e também de um processo extremamente extenso. Além disso, é indispensável para garantir tanto a segurança do condutor quanto das outras pessoas no trânsito.
Vale ressaltar que a CNH é um documento de porte obrigatório para aqueles que desejam conduzir um veículo. A sua ausência ou não conformidade pode trazer complicações também no âmbito penal, ou seja, dirigir sem carteira é crime.
Por fim, de acordo com a legislação de trânsito, como mencionado inicialmente, os motoristas possuem o direito de se habilitar em cinco categorias diferentes, representadas por: A, B, C, D, E. Confira!
Fonte: RafaPress/Canva
Categoria A
Quando se trata da Categoria A, o condutor estará apto para conduzir veículos de duas ou três rodas.
Exemplo: motos, motonetas e triciclos.
Categoria B
Agora, por meio da categoria B, é possível a condução de veículos motorizados não abrangidos pela categoria anterior. Dessa forma, o peso bruto total não pode ultrapassar 3.500 kg e a lotação não pode exceder a 8 lugares, incluindo o motorista.
Exemplo: carros, utilitários, picapes e vans.
Categoria C
A categoria C permite que o condutor dirija automóveis que excedam os 3.500 kg, mas com o limite de 6.000 kg.
Exemplo: caminhão, caminhonete e vans de passageiros.
Categoria D
A categoria D refere-se ao motorista de veículos motorizados autorizados a realizar o transporte de passageiros, cuja lotação ultrapasse 8 lugares, incluindo o próprio motorista do veículo.
Exemplo: ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.
Categoria E
Por fim, na categoria E, permite-se a condução de automóveis de todos os tipos, englobando combinações com peso bruto superior a 6 toneladas e com lotação superior a 8 passageiros.
Exemplo: caminhão tracionando carretas, ônibus articulados ou veículos das categorias B e C tracionando unidades acopladas.