Qual a maneira certa (e segura) de consertar um pneu furado?

Dúvidas sobre o reparo do componente ainda ecoam na cabeça de muitos condutores. Aprenda de vez como fazer.

Você está circulando tranquilamente com seu carro, quando, de repente, percebe que algo está errado. Preocupado, para o veículo em um local seguro e verifica que um dos pneus está furado e precisa de reparo. Na borracharia, o atendente recomenda o reparo macarrão. Vencido pelo cansaço, você aceita.

Essa breve história já foi repetida centenas de vezes por motoristas diferentes em situações mais ou menos semelhantes. Em comum, todos esses condutores têm a necessidade de buscar um reparo mais definitivo com urgência.

Técnica correta

Segundo a Pirelli, a técnica conhecida no mercado como “macarrão” não é realizada em nenhum dos seus estabelecimentos, nem tampouco indicada pela marca. A fabricante de pneus recomenda o reparo tipo plug a frio.

“Com ele, há uma vedação completa da perfuração, evitando assim a infiltração de contaminações como água, ar, poeira e terra para dentro da estrutura do pneu”, explica o gerente de produtos Fábio Magliano.

O trabalho consiste em colocar um plugue para fechar o furo, depois cobrir o local com uma camada de borracha. A solução é encarada como uma forma mais definitiva de resolver o problema na maioria dos tipos de furo, embora seja oferecida em poucas borracharias ao redor do país.

Importante ressaltar que o pneu deve ser sempre avaliado por um especialista, que irá determinar a possibilidade de se efetuar o reparo, completa o gerente.

E o macarrão?

O macarrão é uma massa alongada que é inserida dentro do furo para cobri-lo, mas deve ser usado apenas em casos de emergência e temporariamente. Segundo especialistas, muitas vezes ele é aplicado sem que o aro do pneu seja removido, o que impede a limpeza e a inspeção do local.

Isso leva a outros problemas, como vedação incorreta ou insuficiente do furo, o que pode causar vazamento e infiltração, comprometendo a estrutura metálica ou o desempenho do componente.

Se, na pressa, você precisou reparar o dano no pneu com um macarrão, vale a pena procurar um local especializado assim que possível para realizar o conserto definitivo. Vale lembrar ainda que nem todos os furos e rasgos são recuperáveis.

você pode gostar também