Qual carro entre os mais baratos do país tem o melhor custo-benefício?
Opções de menor valor estão cada vez mais escassas no mercado, mas ainda há alguns modelos na categoria.
Após os prejuízos sofridos durante a pandemia, as montadoras de veículos adotaram uma nova estratégia de vendas que consiste em cobrar mais caro e vender menos. Para isso, precisaram abandonar o antigo modelo focado em volume para produzir carros cada vez mais rentáveis e longe do conceito de automóvel popular.
Essa mudança deixou o mercado com poucas opções de modelos mais em conta, e atualmente o carro mais barato do Brasil está na faixa dos R$ 70 mil. Ainda assim, três montadoras continuam firmes e fortes na oferta de seus representantes.
Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroën C3 são os três automóveis com os preços mais baixos do país, variando entre R$ 69.990 (Mobi e C3) e R$ 71.190 (Kwid). Considerando essas três opções, qual delas tem o melhor custo-benefício?
Carro barato com o melhor custo-benefício
Para responder à pergunta, vamos analisar os modelos separadamente.
Renault Kwid Zen
A marca francesa entrega um compacto ligeiramente maior que o Mobi e menor que o C3, equipado com motor três cilindros que gera 71/68 cv de potência e 10/9,4 kgfm de torque com gasolina/etanol. O consumo médio na cidade/estrada é de 10,8/11 km/l com etanol e 15,3/15,7 km/l com gasolina.
Os itens de série são: ar-condicionado, vidro elétrico dianteiro, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, airbags laterais e rádio com bluetooth e USB. O porta-malas é de 290 litros.
Fiat Mobi Like
A versão de entrada do Mobi tem motor 1.0 Fire Evo de quatro cilindros com 74/71 cv no etanol/gasolina e torque de 9,7/9,3 kgfm com os mesmos combustíveis. Ele vem de série com airbag duplo frontal, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, direção hidráulica, direção hidráulica e freios ABS.
Seu consumo com gasolina gira em torno de 13,5 km/l e 15 km/l na cidade/estrada, enquanto com etanol ele rende 10,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Seu porta-malas tem 200 litros de capacidade.
Citroën C3 Live
Já o C3 de entrada é um pouco mais espaçoso que o concorrente e vem com motor Firefly 1.0 de três cilindros, que gera 75 cv no etanol e 71 cv na gasolina, com torque de 10,7/10 kgfm usando os mesmos produtos. A capacidade do porta-malas é de 315 litros.
Em sua versão de entrada, o modelo consome em média 9,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com etanol; e 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. A lista de itens de série inclui ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, assistente de partida em rampa, computador de bordo e direção elétrica.
Resposta final
O Renault Kwid ganha a disputa de carro barato com o melhor custo-benefício devido a algumas vantagens em relação aos seus concorrentes. Podemos citar a direção com auxílio elétrico, a segurança embarcada e as melhores médias de consumo de combustível.
Contra ele pesa que a rede de concessionárias da marca francesa é menor no Brasil, perdendo, por exemplo, para a Fiat.