Qual é o carro mais caro e o mais barato à venda no Brasil?
Automóveis disponíveis no mercado nacional começam na faixa dos R$ 70 mil e ultrapassam a casa dos primeiros milhões.
Já não existe no Brasil o conceito de carro popular, mas o mercado de veículos novos ainda tem opções para os mais diversos bolsos e estilos de clientes. A variedade atende desde o comprador que busca um modelo de entrada até aquele que está disposto a desembolsar fortunas.
O veículo zero-quilômetro mais acessível do país começa na faixa dos R$ 70 mil e o mais caro ultrapassa as cinco dezenas de milhões. Enquanto o barato pode ser comprado em dezenas de concessionárias espalhadas pelos estados brasileiros, o segundo chegou importado e não existe outra unidade do mesmo modelo por aqui.
O carro mais barato do Brasil
Em julho de 2024, o carro novo mais barato do país é o Fiat Mobi na versão Like, que custa R$ 72.990. O preço sugerido representa apenas R$ 650 a mais que o pedido pelo Renault Kwid Zen, seu rival direto, mas faz dele o campeão nessa comparação.
Foto: Divulgação/Fiat
O subcompacto italiano tem 3,57 metros de comprimento, 1,67 m de largura, 1,55 m de altura e 2,30 m de entre-eixos, sendo também o menor automóvel a combustão do país. Incluindo os eletrificados na lista, ele perde em tamanho apenas para o elétrico Caoa Chery iCar.
O Mobi também está disponível na versão Trekking (topo de linha), e ambas são equipadas com motor 1.0 de quatro cilindros da linha Fire, que desenvolve até 74 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas, a velocidade máxima é de 154 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 16,6 segundos. A capacidade do porta-malas é de 235 litros, em contraste com os 290 litros no Kwid.
De série, a versão Like vem com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, assistente de partida em rampa, airbags frontais e freios ABS.
O carro mais caro do Brasil
Um Bugatti Chiron, importado pela importadora independente Paíto Motors, subiu ao posto de carro mais caro do país após sua chegada no início de julho. O esportivo exclusivo tem preço na faixa de US$ 10 milhões, aproximadamente R$ 50 milhões na conversão direta.
Foto: Divulgação
Equipado com motor W16 8.0 quadriturbo de 1.500 cv e 1.600 Nm de torque, ele vem com transmissão automatizada e acelera de 0 a 100 em apenas 2,5 segundos. A velocidade máxima é de incríveis 420 km/h.
A unidade que veio ao Brasil é da cor French Racing Blue e Blue Carbon de tom escuro. O dono do Chiron não teve sua identidade revelada, mas terá que pagar cerca de R$ 2 milhões de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), caso tenha registrado o carro em São Paulo, onde a alíquota é de 4%.